Campo Grande •20 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Rota das Estações - Primavera

Da redação | Sexta, 26 de Maio de 2017 - 07h54Governo assina cooperação com projeto para tratamento de tuberculose em instituições penaisDurante três dias pesquisadores nacionais, internacionais, gestores estaduais e municipais apresentarão propostas e debaterão projetos

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado participa nesta sexta-feira (26.5) da abertura oficial do Seminário de Pesquisa em Tuberculose em Pessoas Privadas de Liberdade. O evento acontece às 8h, no auditório da Governadoria. O debate sobre políticas públicas em saúde para o tratamento da tuberculose na população privada de liberdade será tema nos dias 26, 27 e 28 de maio. Durante os três dias pesquisadores nacionais, internacionais, gestores estaduais e municipais apresentarão propostas e debaterão projetos direcionados para a erradicação da tuberculose na população privada de liberdade.

Na abertura do seminário, o governador Reinaldo Azambuja assinará o Termo Aditivo de Cooperação, disponibilizando 4 mil laudos para radiografias para o projeto, fará a entrega de um baú blindado para a realização de exames de raio-x para diagnósticos de tuberculose, além da assinatura que sancionará o projeto de lei que terá o dia 25 de março como o Dia D de Combate à Tuberculose no Sistema Prisional.

As assinaturas são direcionadas a uma das pesquisas de destaques que será debatida e apresentada durante o seminário, coordenado pelo professor e médico infectologista Julio Henrique Croda da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que monta uma ação de saúde para tratar a tuberculose dentro de presídios. Desde julho de 2016 as Secretarias de Estado de Saúde (SES), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) firmaram uma parceria com o projeto para intensificar as ações no combate a epidemia de tuberculose.

De acordo com o professor Julio Croda, o projeto tem uma proposta inovadora podendo ser referência para as ações contra a tuberculose em nível nacional. “Iniciamos um extenso estudo sobre a situação da tuberculose nos estabelecimentos penais e o impacto da sua transmissão para a comunidade. Com base nisso publicamos artigos científicos que detalham a situação da tuberculose nas penitenciárias e a partir disso conseguimos a parceria de várias instituições. O objetivo é levar até estas instituições uma estrutura efetiva para exames e com profissionais, sendo o primeiro estado a colocar em prática uma proposta deste tamanho, servindo de modelo para outros estados”, disse o professor.

O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Saúde (SES), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Agepen, além da participação de instituições como: Ministério da Saúde, UFGD, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fiocruz, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Universidade de Yale (EUA), Universidade de Stanford (EUA) e Universidade Nacional de Caaguazu (Paraguai).

Veja Também
Prefeitura divulga calendário de matrículas de Rede Municipal de Ensino
Justiça nega indenização a homem que perdeu horário de aposta em lotérica
Universidade leva serviços gratuitos ao bairro Colibri
Estudante de 13 anos abre fogo e mata em escola
Emha derruba barracos em área invadida no Indubrasil
Projeto da Uems conscientiza população sobre o abandono de animais
Concurso para escolher prato típico da Capital será lançado neste sábado
PMA captura tamanduá-mirim dentro de residência em Naviraí
Sexta, 20 de Outubro de 2017 - 12h52Governo cria política de desenvolvimento dos servidores públicos estaduais Objetivo é implementar ações de capacitação, elevação de escolaridade e de formação profissional
Choque térmico fez
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento