Geral
Gastronomia regional com toque contemporâneo
Sexta-feira, 08 Novembro de 2019 - 17:58 | Redação
Sexta-feira é dia de entrevista especial no Noticidade, programa da Rádio Cidade FM 97. Sabe aquele bate-papo leve e descontraído para entrar no clima de fim de semana? Assim foi o tom da participação de Dedê Cesco, referência da Gastronomia sul-mato-grossense, entrevistada por Daniel Renostro e Adeline Bacelar.
E o início da entrevista é marcado pela surpresa dos apresentadores que nunca tinham visto a aclamada Chef de Cozinha sem o seu tradicional dólmã e sem a faixa pantaneira colorida na cabeça, item que se tornou uma das suas marcas registradas. Dedê chegou de salto vermelho, cabelo solto e brinco estiloso. Bem-humorada, lembrou de passagens que viveu aqui em Campo Grande onde também não foi reconhecida por estar “à paisana”.
Foi assim, com muita leveza e descontração, que começou a entrevista com um dos ícones da culinária regional que gosta mesmo é de ser chamada de cozinheira. “O termo Chef tem todo um glamour, uma marca profissional. Mas, quando comecei, eu queria mesmo era ser uma boa cozinheira”, afirma entre sorrisos.
Para os apresentadores do Noticidade Dedê Cesco lembrou de toda a sua trajetória. Ver sua mãe cozinhar e preparar banquetes para a família despertou o interesse e o gosto por esse universo."Eu queria muito saber cozinhar bem, mas eu gostava de inventar, fazer receitas diferentes, não aquelas do dia a dia”, afirma. É autodidata e tem a criatividade como sua marca. Após consolidar sua carreira, cursou Gastronomia na École Ritz Escoffier-Paris. É mestre em Estudos Fronteiriços voltados para a Gastronomia Regional. Está nesse mercado há trinta anos.
Indagada por Daniel Renostro sobre a atuação como digital influencer do Diário de Influência, plataforma do Diário Digital, Dedê classificou como fundamental o seu trânsito nas redes sociais. “Não tem como você mostrar seu trabalho e se relacionar hoje dia se não for assim. Ensino, dou dicas, mostro um pouco da minha vivência”, enfatiza. E o resultado está na resposta das pessoas. “Todos os dias respondo meus seguidores e tiro esse tempo à noite para dar o retorno para quem me acompanha no Instagram e no Diário de Influência”, explica.
E respondendo a apresentadora Adeline Bacelar, Dedê Cesco enfatizou o valor da gastronomia regional. “Primeiro é preciso saber fazer bem aquele prato. Seja o arroz carreteiro, seja o frango com pequi e guariroba, nós temos de dominar essa receita para, em seguida, trazer para a cozinha contemporânea”, avalia. Para a chef, a apresentação desse prato e o uso de ingredientes regionais, tão em alta hoje em dia, são capazes de transformar o conceito de uma receita. “É essa mistura de elementos regionais e a forma de apresentação que vai fazer com que a nossa Gastronomia seja reconhecida cada vez mais”, finaliza Dedê.
Últimas Notícias
- O perigo mora ao lado - 16:25 Preso vizinho que esfaqueou e matou idoso
- Investigação - 16:16 MPMS apura desmatamentos ilegais em áreas da Mata Atlântica
- Educação - 15:50 MS inspira MT em práticas de educação profissional e programa de aprendizagem
- Saúde - 15:39 Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções
- Corumbá - 15:15 Passageiro foge durante revista policial e deixa maconha pra trás
- Primo Oculto - 14:50 Operação combate o tráfico de drogas e organização criminosa
- Corumbá - 14:35 Defensoria aponta falha e garante suspensão de descontos de aposentado
- Política - 14:10 Senador de MS lidera missão aos EUA
- Oportunidades - 13:50 UFGD oferece 120 vagas para cursos de inglês, espanhol e guarani
- Apostadores - 13:37 Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 46 milhões nesta terça-feira