Menu
23 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Campo Grande

Funtrab realiza ‘Dia D’ para atender pessoas com deficiência e beneficiários do INSS

Neste dia, o atendimento será das 7h30 às 17h30, no prédio da Funtrab

22 Set2016Da redação09h52

O Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) realiza a terceira edição do “Dia D” nesta sexta-feira(23), que reúne em um mesmo espaço as empresas e os trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS(Instituto Nacional de Seguro Social), para promover a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado formal de trabalho. 

Neste dia, o atendimento será das 7h30 às 17h30, no prédio da Funtrab, situado à Rua 13 de maio, 2773, centro da Capital. Será um dia dedicado somente às pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS. É necessário levar a Carteira de Trabalho, RG, CPF e no caso de beneficiário reabilitado, levar também o certificado emitido pelo INSS.

O ‘Dia D’ possibillitará que os trabalhadores tenham a oportunidade de serem atendidos pelos próprios empregadores por meio de processos seletivos. Além de fortalecer as políticas de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência, um dos objetivos específicos do ‘Dia D’ é ampliar a inserção de trabalhadores com deficiência no mercado formal de trabalho e promover a conscientização das empresas para a inserção desse público no mercado de trabalho.

O evento está concentrado no dia 23 de setembro, ocorre em todos os Estados e a ação é coordenada pelo Ministério do Trabalho, por meio das Superintendências Regionais do Trabalho(SRTE’s), do Sistema Nacional do Emprego(Sine) e de órgãos governamentais parceiros.

 ‘ Dia D ’ 

O ‘Dia D’ envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público. 

A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas.

A iniciativa partiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012, e na Bahia, em 2013, onde apresentaram excelentes resultados, em especial na mobilização e conscientização de atores locais. Diante do sucesso da experiência, neste ano acontece a 3ª edição do Dia D – Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência. 

No Mato Grosso do Sul, atuam de forma conjunta na realização do ‘Dia D’, além do Ministério do Trabalho, o Governo do Estado(Funtrab) e a Fundação Social do Trabalho(Funsat), responsáveis pela execução local das ações do Sine, e é parte importante no processo, pois é através desse serviço que as vagas são captadas e disponibilizadas em vários municípios dos Estados.

Veja Também