Campo Grande •17 de Janeiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner águas guariroba - campanha dezembro

Da redação | Sábado, 13 de Janeiro de 2018 - 11h48Fortes chuvas reduzem aderência ao pavimento, alerta CCREm MS, precipitações de verão acontecem em forma de fortes pancadas durante curto período de tempo

(Foto: Reprodução/Internet)

Nesta época do ano é muito comum que aconteçam chuvas em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, as precipitações de verão acontecem em forma de fortes pancadas durante um curto período de tempo, ou seja, são mais intensas e rápidas, o que acaba por ocasionar um grande volume de água num período menor de tempo. Nesses momentos, a aderência dos pneus ao pavimento tende a diminuir drasticamente.

Segundo o coordenador do Centro de Controle Operacional – CCO, da Concessionária, Julio César Santos, mesmo com todo o sistema de drenagem implementado pela CCR MSVia na BR-163/MS, é possível que, em alguns momentos, as pistas apresentem maior volume de água. Ao trafegar por pontos nessas condições, o usuário deve redobrar a atenção.

“Nesses trechos, é fundamental que os motoristas reduzam a velocidade dos veículos e redobrem a atenção, mantendo as duas mãos no volante, pois a menor aderência provocada pela camada de água sobre o pavimento pode provocar a perda de controle”, diz Santos.

O coordenador alerta que um dos fatores determinantes para a perda repentina de aderência é o mau estado de conservação dos pneus. “Os sulcos têm como função justamente escoar a água. Conforme o pneu é utilizado, esses sulcos vão diminuindo, reduzindo a capacidade de superar as áreas molhadas da pista, reduzindo a dirigibilidade”.

A CCR MSVia recomenda a adoção de algumas atitudes fundamentais nesse período de chuvas repentinas: usar pneus em bom estado, reduzir a velocidade média da viagem e aumentar a atenção em pontos com grande quantidade de água no asfalto, não frear bruscamente e nem virar o volante se perceber que está perdendo o contato com o solo. O ideal, nessas condições, é parar de acelerar o carro e segurar o volante para garantir as rodas retas.

Para mais informações sobre condições de tráfego e clima na BR-163/MS, o usuário tem à disposição o Disque CCR MSVia que atende pelo 0800 648 0163, gratuitamente (inclusive para ligações de celulares), 24 horas, todos os dias.

Veja Também
Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Botox
Odilon será governador e Dias presidente, afirma vidente
Rua 14 de Julho será shopping a céu aberto, diz prefeitura
Governadora em exercício retoma visita às regiões atingidas pelas chuvas
Tecnologia e sustentabilidade abre Showtec 2018
Pesquisadores de MS estudam bactéria que compromete o desenvolvimento de peixes
UEMS lança editais para Ações a serem desenvolvidas em 2018
Quarta, 17 de Janeiro de 2018 - 08h31Resultado do Enem 2017 deve sair nesta quinta Nota só pode ser consultada individualmente
Quarta, 17 de Janeiro de 2018 - 07h17Previsão de mais chuva nesta quarta-feira Apesar da chuva os termômetros devem permanecer em elevação
Pesquisadores de MS estudam bactéria que compromete produção de peixes
Square notícias UCI 2018
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento