Menu
24 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner ALMS - AUDIÊNCIA PÚBLICA
Interior

Folia de Reis do Bairro Vila Haro e Cinturão Verde será neste sábado

Evento será ao lado do pesque e pague da Cidade, no Bairro Vila Haro

13 Jan2017Da redação13h50

A Diretoria de Cultura, ligada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Três Lagoas realizará Folia de Reis de São Miguel que será ao lado do pesque e pague da Cidade, no Bairro Vila Haro, a partir das 17h30 deste sábado (14). 

No mesmo horário e dia também acontece a Folia de Reis de São Paulo, da conhecida Dona Cida no Cinturão Verde. 

Você conhece a festa?

A Folia e Reis é uma festa tradicional de grande importância em países latino-americanos, por ser tradicionalmente europeia e ser parte do movimento de colonização da América. A festa era tida como um auto cênico, no feudalismo europeu, principalmente no campo.  

Com a chegada dos portugueses no Brasil, a Folia de Reis, antes conhecida como Dia dos Santos Reis, foi utilizada para a catequização dos nativos e continuou tendo muita importância principalmente no Nordeste do Brasil. A festa católica é até mesmo tema de música de artistas renomados como Tim Maia.  

Três Lagoas é uma cidade colonizada por portugueses, portanto recebeu influências da tradicional comemoração. Segundo o diretor de Cultura e historiador, Rodrigo Fernandes, “A Folia e Reis é uma festa que possui uma permanência cultural sem sincretismo e permanece no cenário religioso e memorial coletivo”. 

(Com informações da prefeitura de Três Lagoas)

Veja Também