Menu
25 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Justiça

Família Acolhedora é implantada na comarca de Fátima do Sul

Comarcas de Vicentina e Jateí também fazem parte desta iniciativa

24 Ago2017Da redação20h48

A comarca de Fátima do Sul instalou neste mês de agosto o programa Família Acolhedora e agora terá famílias para  receber crianças e adolescentes destituídas do poder familiar. As comarcas de Vicentina e Jateí também fazem parte desta iniciativa. Mato Grosso do Sul é pioneiro em acolhimento familiar, um serviço previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considerado por especialistas como a melhor forma de acolhimento.

Os três municípios já elaboraram e aprovaram as respectivas leis, necessárias para regulamentar a matéria. A comarca de Vicentina já tem o serviço funcionando há aproximadamente dois anos com resultados muito satisfatórios.

Um curso foi promovido pela juíza Rosângela Alves de Lima Fávero e a equipe psicossocial que atua na Vara de Infância e Juventude de Fátima do Sul para passar orientações aos representantes dos municípios, de modo a viabilizar a forma de acolhimento em família acolhedora, pois essa modalidade atende ao melhor interesse das crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e dá a elas a possibilidade de um convívio familiar saudável, além de uma atenção individualizada.

Na última semana o Poder Judiciário, por meio das técnicas do núcleo psicossocial, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jateí, realizaram uma capacitação das famílias cadastradas e da rede de proteção a criança e ao adolescente dos três municípios e a partir de agora estão aptos a receber as crianças em acolhimento.

(Com informações da assessoria de imprensa do TJMS)

Veja Também