Menu
23 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super banner TCE - Campanha Ouvidoria
Saúde

Exames do Outubro Rosa começam amanhã na Cidade Universitária

Objetivo será propor ações de rastreamento ao câncer de mama junto ao público feminino

17 Out2016Da redação17h28

A Unidade de Suporte à Urgência (USU) da UFGD começará amanhã (18) a campanha Outubro Rosa na Universidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). O objetivo será propor ações de rastreamento ao câncer de mama junto ao público feminino que frequenta a Cidade Universitária.

Professores e alunos do curso de Enfermagem da UEMS e a equipe da USU farão atendimento das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 20h, no laboratório de técnicas do Bloco D, na Unidade 2 da UFGD. Aproveitando a oportunidade, além de aplicar o exame clínico das mamas, será colhido o exame colpocitológico (Papanicolau), preventivo para câncer de colo do útero.

Essas atividades também ocorrerão nos dias 20, 25 e 27 de outubro. Os exames serão encaminhados via Hospital Universitário (HU-UFGD) e Secretaria Municipal de Saúde para análise laboratorial, e após a emissão do resultado, passarão pela avaliação médica do doutor Wanderley Bastos Araíujo, do HU da UFGD, para prescrição de condutas e medicamentos, caso necessário.

O Outubro Rosa na Universidade é uma iniciativa da Unidade de Suporte à Urgência para educação e promoção à saúde da população acadêmica e demais frequentadores da Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas na USU (Centro de Convivência da UFGD) pelo telefone 3410-2991 ou pelo e-mail usu@ufgd.edu.br.

Redes sociais - Outra ação que integra o Outubro Rosa na Universidade é a realização de vídeos com informações gerais sobre câncer de mama, exames preventivos e o procedimento de mastectomia.

Os vídeos são veiculados durante todo o mês nas redes sociais institucionais da UFGD e são realizados em parceria com a Seção de Saúde do Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, Divisão de Audiovisual da Assessoria de Comunicação e Hospital Universitário.

Também foram realizadas entrevistas sobre as ações do Outubro Rosa pelo programa Giro UFGD. 

Veja Também

Lei que dá desconto no IPTU a quem instalar câmeras é promulgada
Em Três Lagoas, artesãos serão cadastrados e receberão carteirinha
OAB-MS acionará CNJ contra obrigação de digitalizar processos
Vale Universidade Indígena convoca pré-habilitados para nova etapa
Governo premiará servidores que desenvolvem boas práticas no serviço público
Economia Parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas é regulamentado Valor da parcela mínima será de R$ 50,00 para o microempreendedor individual
Moringa pode purificar a água e ainda combater a desnutrição pelo mundo
Secretário fala de ações do Estado para reforçar a segurança na fronteira
Mercado reduz pela quarta vez a projeção de crescimento da economia
Animação toma conta do 10º Circuito de Caminhada do Servidor