Menu
21 de setembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Poder Judiciário

Evento sobre Direito Ambiental reunirá Ministros em Bonito

Cidade foi escolhida para sediar a capacitação por ter o maior potencial turístico de MS

11 Set2019Da redação19h11

De 12 a 14 de setembro, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará em Bonito o 3° Curso Nacional Direito Ambiental da Flora. A cidade sul-mato-grossense foi escolhida para sediar a capacitação por ter o maior potencial turístico de MS. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro Herman Benjamin (STJ), diretor-geral da Enfam, já confirmaram presença.

O curso será ministrado com apoio do Tribunal de Justiça de MS, por meio de parceria da Enfam com a Escola Judicial de MS (Ejud-MS), para 50 magistrados federais e estaduais, atuantes em matéria ambiental, em um total de 24 horas-aula, e integra o programa de formação continuada e será computado para fins de vitaliciamento e promoção na carreira.

O objetivo do curso é que os participantes identifiquem e analisem aspectos jurídicos, científicos e práticos da legislação ambiental, especialmente quanto às leis de Política Nacional do Meio Ambiente e dos Crimes Ambientais, ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e à tutela da Floresta Amazônica e do Cerrado.

As conferências magnas de abertura serão ministradas por Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e pelo presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Paschoal Carmello Leandro. Um estudo de meio será coordenado, durante o evento, pela juíza Joseliza Alessandra Vanzela Turine.

Serão presidentes de mesa de debates os desembargadores Sérgio Fernandes Martins, Corregedor-Geral de Justiça de MS; Elizabete Anache, Corregedora-Adjunta de MS; Alexandre Bastos, vice-diretor da Escola Judicial de MS; e Marcos José de Brito Rodrigues, Ouvidor Judiciário de MS.

O encerramento do curso será responsabilidade dos desembargadores Júlio Roberto Siqueira Cardoso, diretor-geral da Escola Judicial de MS; e José Lunardelli, diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região – EMAG.

O diretor-geral da Ejud-MS, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, destacou que é a primeira vez que Mato Grosso do Sul sedia um evento dessa magnitude, com a presença de magistrados de todo o país e palestrantes de renome internacional.

“Teremos em terras sul-mato-grossenses um ministro de Estado e um ministro do Superior Tribunal de Justiça, além de magistrados das justiças estadual e federal, e trataremos de questões jurídicas complexas e dos desafios da estrutura da especialização. Estamos confiantes que esse curso será um marco na discussão do direito ambiental, tornando-se referência para todo o país. A Ejud-MS está empenhada em auxiliar para que o curso seja memorável”, ressaltou o diretor-geral da Ejud.

Veja Também

Unidade do Fort Atacadista comemora aniversário com ofertas
Em prol do Dia da Árvore loja distribui mudas em Dourados
Polícia Militar Ambiental resgata gambá de incêndio na Capital
Campanha Setembro Verde une áreas da saúde e das artes no MARCO
Loja de Campo Grande realiza desfile em prol das onças pintadas
Capital tem chuva rápida em várias regiões
Deputado Eduardo Rocha solicita melhorias na BR-262
Influenciadores são entrevistados na Rede MS
Capital recebe melhor conceito em turismo
Secretaria de Saúde divulgada horário de funcionamento de unidades vinculadas