Menu
2 de junho de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Saúde

Estudo comprova que 36 milhões de brasileiros são hipertensos

Doença contribui direta ou indiretamente com 50% das mortes por causa cardiovascular

15 Mai2019Byanca Santos - Especial para o Diário Digital18h37

Fazer check ups todos os anos, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos é a melhor forma de prevenir doenças, como por exemplo, a hipertensão, conhecida como pressão alta. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que 32% da população brasileira são hipertensos, os idosos são os mais afetados, devido ao passar dos anos, o processo de envelhecimento pode ocasionar o endurecimento dos vasos sanguíneos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 36 milhões de brasileiros são hipertensos, apenas 50% foram diagnosticados e 4,3% dos brasileiros sabem que são hipertensos e não se tratam.

De acordo com a cardiologista Claudia Scalisse, a falta de tratamento da hipertensão pode prejudicar a qualidade de vida do paciente. “A longo prazo podem ocorrer desdobramentos graves, como insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico, insuficiência renal, entre outros tantos que podem levar à morte”.

A hipertensão é crônica mais pode ser controlada. Ao descobrir a doença, a primeira medida a ser tomada é mudar os hábitos como, por exemplo, diminuir o consumo de sal, incluir na alimentação frutas e vegetais, iniciar algum tipo de exercício físico e, além disso, usar medicações prescritas.

A cardiologista ressalta a importância do diagnostico precoce para o tratamento com antecedência. “É essencial à conscientização dos brasileiros para a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de tratamento correto, uma vez que a doença contribui direta ou indiretamente com 50% das mortes por causa cardiovascular”, finaliza a especialista.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Dr. Consulta)

Veja Também

Moradores do “Linhão” começam a ser reassentados
Secretaria de Fazenda amplia atendimento virtual
Como conferir se o CPF foi usado em uma fraude
Coleta de dados do Censo da Educação Superior termina na sexta-feira
Falta de chuva reduz nível de principais rios do Estado
Inep dá novo prazo para pagamento de inscrição do Enem 2020
Campanha Maio Amarelo Alcança mais de 50 mil pessoas
Homem ameaça ex e é condenado a pagar indenização
Parceria vai encaminhar mulheres vítimas de violência para o mercado de trabalho
Sancionada lei que proíbe plano de saúde de limitar tratamentos médicos