Geral
Estudo comprova que 36 milhões de brasileiros são hipertensos
Quarta-feira, 15 Maio de 2019 - 18:37 | Redação
Fazer check ups todos os anos, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos é a melhor forma de prevenir doenças, como por exemplo, a hipertensão, conhecida como pressão alta. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que 32% da população brasileira são hipertensos, os idosos são os mais afetados, devido ao passar dos anos, o processo de envelhecimento pode ocasionar o endurecimento dos vasos sanguíneos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 36 milhões de brasileiros são hipertensos, apenas 50% foram diagnosticados e 4,3% dos brasileiros sabem que são hipertensos e não se tratam.
De acordo com a cardiologista Claudia Scalisse, a falta de tratamento da hipertensão pode prejudicar a qualidade de vida do paciente. “A longo prazo podem ocorrer desdobramentos graves, como insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico, insuficiência renal, entre outros tantos que podem levar à morte”.
A hipertensão é crônica mais pode ser controlada. Ao descobrir a doença, a primeira medida a ser tomada é mudar os hábitos como, por exemplo, diminuir o consumo de sal, incluir na alimentação frutas e vegetais, iniciar algum tipo de exercício físico e, além disso, usar medicações prescritas.
A cardiologista ressalta a importância do diagnostico precoce para o tratamento com antecedência. “É essencial à conscientização dos brasileiros para a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de tratamento correto, uma vez que a doença contribui direta ou indiretamente com 50% das mortes por causa cardiovascular”, finaliza a especialista.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Dr. Consulta)
Últimas Notícias
- Santa Rita do Pardo - 19:00 Condutor foge e veículo é abandonado com drogas
- Arte - 18:51 Espetáculo Devaneios tem músicas e arte autoral neste sábado
- Dourados - 18:32 Autor de furto é capturado após divulgação de crime na internet
- Saúde - 18:00 Pesquisa mapeia autismo no Brasil
- Interior - 17:54 Dupla presa com mais de 300 quilos de maconha
- Apostas - 17:50 Mega-Sena não tem acertador; prêmio vai a R$ 25 milhões
- Meio Ambiente - 17:35 Especialista internacional em conservação faz palestra gratuita em MS
- Diversidade - 17:12 Afronta Produções destaca cultura preta e ballroom com o projeto Convida
- Abuso Sexual Infantil - 17:00 Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável é preso em Paranaíba
- Condutor sumiu - 16:48 Carreta e motorista desaparecem e ligação acende suspeita de roubo em SP