Menu
24 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Governo do Estado - Gestão por Competência
Em MS

Estudantes de Fisioterapia da Unigran participam de estágio no HU-UFGD

Convênio entre a universidade e o hospital contribui para a formação dos alunos e reforça o atendimento prestado aos pacientes

10 Fev2017Da redação12h08

Por meio de parceria firmada entre o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), a UFGD e a Unigran, cerca de 80 alunos do último ano do curso de Fisioterapia iniciaram nesta semana a prática de estágio na unidade de saúde. O objetivo é contribuir para a formação dos estudantes e, simultaneamente, reforçar o atendimento prestado aos usuários dos diversos serviços ofertados pelo hospital.

O estágio é realizado no período da tarde, das 13 às 17 horas, e noturno, das 18 às 22 horas, sendo dividido em duas grandes áreas: Hospitalar 1 (primeiro semestre do ano letivo), na qual os alunos participam de atendimentos fisioterápicos em especialidades como Cardiologia, Oncologia, Neurlogia, Pós-operatório e Saúde da Mulher, entre outras, e Hospitalar 2 (segundo semestre do ano letivo), pela qual os estagiários farão treinamentos nas Unidades de Terapia Intensiva (Adulta, Pediátrica e Neonatal) e de Cuidados Intermediários Neonatal.

A ideia é que todos os estudantes, por meio de rodízio feito ao longo do ano, atendam em todas as áreas, divididos em grupos de cinco a dez pessoas. Após a prática diária, totalmente supervisionada por dois fisioterapeutas professores da Unigran e orientada pelos profissionais dos setores, os alunos se reunirão com os preceptores e supervisores para discussão final dos casos. Uma vez ao mês, será aplicada prova e a cada 30 dias letivos, haverá seminário para que os alunos apresentem sua vivência.

Além da prática nas áreas citadas, o programa de estágio permitirá que os estudantes integrem diversos grupos de trabalho no HU-UFGD, participem de atividades junto ao Grupo de Mães e ao projeto de visitas à Maternidade e colaborem com as ações de saúde do trabalhador, executadas pela Saúde Operacional e Segurança do Trabalho (SOST) da instituição.

Responsável técnico pela equipe de Fisioterapia do HU-UFGD, o fisioterapeuta Giuliano Moreto Onaka, afirma que um convênio desse porte traz grandes benefícios às duas instituições. “Além de contribuir para a formação de novos profissionais, o HU se beneficiará com a ampliação do número de atendimentos fisioterapêuticos aos pacientes e, também, com projetos de pesquisa e extensão que venham a ser realizados dentro da instituição”, conclui o colaborador.

Veja Também

Rotatória receberá sinalização e semáforos
Projeto de Lei assegura Libras em salas de cinema da Capital
Anvisa proibe uso e venda de lentes de contato coloridas no Brasil
Fazendeiro é multado após desmatar 10 hectares e matas do cerrado
Batalhão de Operações Especiais tem novo comandante
MT convoca aposentados e pensionistas de MS da época da divisão
Corrupção é culpada por drama de paciente na Capital
Assembleia implementa projeto de acessibilidade para Palácio Guaicurus
Saúde Caravana da Saúde nas Escolas tem até 1.000 atendimentos por dia Somente em Campo Grande, 42 mil alunos do 4º ao 7º ano serão beneficiados
Em MS CCR MSVia realiza obras na BR-163/MS Em caso de chuvas, as obras serão suspensas