Geral
Escolas terão que ministrar treinamentos para lidar com emergências
Quarta-feira, 11 Dezembro de 2019 - 18:52 | Redação
Sancionada pelo Executivo Municipal nesta quarta-feira (11), a Lei 6.358/2019 de autoria do vereador Delegado Wellington (PSDB), torna obrigatória a capacitação de alunos, professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos municipais e privados de educação fundamental em Campo Grande, a ministrarem periodicamente treinamento adequado de evacuação em caso de incêndio através de simulações.
De acordo com o autor da lei, quanto maior o número de pessoas treinadas e prontas para atuar em situações de emergência, melhor são as chances de preservar vidas.
“O principal objetivo desta lei é preservar vidas. Por menor que sejam os riscos de incêndios e catástrofes, as ações preventivas são importantíssimas. Com noções básicas de primeiros socorros e evacuação, toda a comunidade escolar poderá agir com calma e segurança em possíveis em momentos de pânico, evitando grandes tragédias”, justifica Delegado Wellington.
A lei determina que as simulações deverão ser realizadas no início de cada ano letivo, pelo menos uma vez a cada semestre e caberá a cada instituição de ensino definir as datas para a realização das simulações, formação e curso do corpo de brigada, de acordo com a Norma Técnica nº 17/2016, publicada pelo corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.
Caso não aja o comprimento, as instituições de ensino estarão sujeitos a receber uma advertência, e em casos de reincidência podem pagar multa correspondente a R$ 1.000,00 por aluno matriculado, além de acarretar na suspensão do alvará de funcionamento da instituição até que o descumprimento seja sanado. Os gestores de escolas municipais que descumprirem os termos da presente Lei serão responsabilizados conforme previsto na legislação municipal.
Últimas Notícias
- Educação - 11:30 Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares
- Esporte - 11:11 Inscrições abertas para a 4ª Corrida Samurai Run Dallas
- Maternidade Cândido Mariano - 10:50 Espera de quatro dias para sepultar bebê
- Campo Grande - 10:35 Viaduto no Jardim Veraneio vai reduzir tempo de viagem para motoristas
- Arte - 10:12 Festival Curta Campo Grande exibe 58 filmes em espaços culturais
- Funtrab - 10:00 Casa do Trabalhador de Três lagoas oferece vagas de emprego nesta segunda-feira
- Morte no trânsito - 09:47 Câmera flagra acidente que matou militar do Exército
- Oportunidades - 09:39 Processo seletivo para contratação de engenheiros e eletricistas
- Motoristas - 09:18 Orientações do Detran de MS sobre como proceder em casos de clonagem
- A Fazenda - 08:50 Gaby Spanic é expulsa de A Fazenda 17