Menu
28 de março de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Interior

Escola de samba A Pesada vence carnaval de Corumbá

Campeão obteve 157,9 pontos; seguida pela Império do Morro, com 153,6

26 Fev2020Da redação19h51

Com o enredo “Jubileu de Ouro: 50 anos da Pesada”, a escola A Pesada contou os principais feitos da agremiação ao longo destas cinco décadas, o que garantiu seu bicampeonato. O título foi confirmado na tarde do dia 26, quarta-feira de cinzas, durante apuração oficial dos blocos e dos desfiles das escolas de samba.

Os jurados avaliaram oito quesitos, enredo; samba-enredo; casal de mestre-sala e porta-bandeira; comissão de frente; bateria; harmonia e evolução; fantasias e alegorias.

A Pesada obteve 157,9 pontos; seguida pela Império do Morro, com 153,6; Mocidade da Nova Corumbá, 152,5; Vila Mamona, 151,5 pontos; Estação Primeira, 151,4; Major Gama, 150,2; Acadêmicos do Pantanal, 149,2 pontos; Imperatriz Corumbaense, 148,6 e Marquês de Sapucaí, 147,4 pontos.

O fundador e presidente da agremiação, Ney Colombo, emocionado relata “nossa escola trabalha com muita organização, comemorar 50 anos com titulo é um fruto muito bom, hoje estou cumprindo uma missão, a gente fica muito emocionado. Procuramos fazer coisas diferentes, não somos os melhores que ninguém, mas temos que sempre inovar, buscar novidades”.

O Presidente da Liesco -Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá, Zezinho Martinez conta “todas as escolas evoluíram, o carnaval cresceu, tudo o que foi planejado aconteceu, ganhou quem merecia, a Pesada e todas as escolas estão de parabéns, apesar da nota de alguns jurados não condizer com a realidade mostrada na passarela, mas como sempre digo nunca se sabe o que se passa na cabeça dos jurados, que são 16 ao todo, de uma empresa especializada de São Paulo”.

Para o Presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz é necessário trabalho em equipe para a realização de um evento tão grande, “a cada ano que passa tentamos melhorar cada vez mais, foi um carnaval tranquilo mais uma vez, com a quantidade de pessoas que passa por aqui, todos puderam brincar em segurança, o que significa que o trabalho em equipe é muito forte. Esta é uma festa única no nosso Estado, Corumbá respira o carnaval”.

Presente em todos os desfiles e rodas de samba o Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes reforça a importância do carnaval para a economia da região, “primeiramente agradeço a população que participou do carnaval, que com ou sem chuva estavam presentes, as escolas de samba, os blocos, os turistas, destaco a importância da parceria com o  Governo do Estado e com a Fundação de Cultura de MS,  e todos os envolvidos que fizeram acontecer, conseguimos alcançar nosso objetivo que era gerar emprego, renda e fomentar a economia local”.

Blocos Oficiais - Com cerca de 950 participantes, o campeão dos Blocos Oficiais de Corumbá foi o Vitória Régia com 79,6 pontos; com o enredo “De Mãos Dadas com a Dama do Samba Social: Regina Panovitch”, que desde 2017 é presidente de honra do bloco.

Quatro quesitos foram avaliados, são eles: melodia, evolução, bateria e harmonia. Em segundo lugar ficou o Clube dos Sem com 78,4 pontos e em terceiro, Nação Zumbi, com 78,3 pontos.

Para o Presidente, Ademir da Silva Arruda, é uma grande felicidade, “quando passamos na avenida eu já sabia que íamos ganhar, apesar de ter um “frio na barriga”, foi tudo muito bonito, toda a comunidade participou. A ousadia foi o diferencial, o enredo foi muito forte, homenageamos a Regina que faz um trabalho social muito bonito, mas a alegoria, coreografia, tudo foi importante”.

Para a Presidente da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (LIBLOCC), Ednir de Paulo os blocos precisam resgatar as tradições “os blocos melhoram muito, mas é preciso que voltem a fazer seus papéis do passado e começem os trabalhos com os ensaios e depois o desfile. Prezamos pela qualidade organização, com o apoio da Fundação de Cultura, estamos reformulando os regimentos, estatutos, para promover as mudanças necessárias, que devem entrar em vigor em 2021”.

Veja Também

Polícia Ambiental flagra armazenamento ilegal de agrotóxico
Estiagem e baixa umidade do ar devem predominar nos próximos meses
Quatro são presos por pesca predatória no rio Aquidauana
Rua 14 de Julho terá árvores de erva mate
Nota Premiada sorteia R$ 200 mil neste sábado
Sábado de muita nebulosidade
Primeiro PTT público de MS é instalado para melhoria de internet em toda cidade
STJ concede regime domiciliar a todos os presos por pensão alimentícia
Programa de televisão e empresa de telefonia terão que indenizar idosos
Capital adere mais uma vez ao movimento global 'Hora do Planeta'