Campo Grande •17 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Rota das Estações - Primavera

Da redação | Segunda, 24 de Julho de 2017 - 13h29Enfermeiros têm carga horária de 30h regulamentada em leiRedução de 40 horas para 30 não terá impacto no salário da categoria

(Foto: Divulgação)

Depois de 16 anos de luta, a categoria de enfermagem pode comemorar assinatura de lei municipal que regulamenta em 30 horas semanais a carga horária dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem lotados nos serviços de urgência, emergência e similares, cumpridas em período diurno, em Campo Grande. Com a redução de 40 horas para 30, sem impacto no salário, enfermeiros e técnicos afirmam que terão uma vida com mais saúde, podendo proporcionar um melhor atendimento à população.

Para a supervisora substituta da enfermagem no Samu, enfermeira Daniela Oshiro, a importância das 30 horas se deve a redução de uma jornada de trabalho intenso. “Atendemos várias ocorrências ao longo do dia, o profissional praticamente não para na base, a exigência física e mental é muito grande. Com 30 horas vai ter mais qualidade de vida, mais condições de se dedicar ao trabalho de forma satisfatória”, avalia.

Já a responsável técnica do CRS Nova Bahia, enfermeira Marcela Ferrari, acrescenta a importância da redução no trabalho da enfermagem na ponta. “para quem trabalha em CRS é muito positivo. O funcionário vai ter um tempo a mais para o descanso, já que muitos vêm emendando plantões. Duas horas por dia pode parecer pouco, faz toda a diferença”, diz.

Para ela, o novo horário vai melhorar o serviço ofertado aos usuários. “O que temos de funcionários da para organizar as escalas e manter o atendimento à população. Como o profissional vai ter mais tempo para se organizar, vai melhorar o rendimento e logo o atendimento à população”, acrescenta.

O prefeito Marquinhos Trad conta que ele a vice-prefeita Adriane Lopes tiveram a sensibilidade de ouvir os enfermeiros. “Ouvimos os enfermeiros que estão próximos da gente, que falaram da luta que a categoria trilha há muitos anos não conseguimos entender o porquê de não conferir a vocês o que se tornou lei na nossa cidade. Não havia justificativa plausível”, diz.

O prefeito diz ainda que há muito para conquistar, mas este é um passo para corrigir atrasos históricos. “Talvez a demora que vocês tiveram não pode ser recompensada com seis meses de administração, mas com equilíbrio, discernimento e sabedoria nós vamos atingir o objetivo de todos vocês”, afirma.

Secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, também frisa a importância da luta da enfermagem. “É muito antiga e fez parte da negociação salarial esse ajuste de conduta. É justo, principalmente, para a classe de enfermagem que faz urgência e emergência. A categoria trabalha muito e todos se dedicam”, diz.

Reajuste salarial e 30 horas - Foram assinados nesta segunda-feira (21) a Lei n.5.827, que dispõe sobre a tabela salarial da categoria de enfermeiros do quadro de pessoal do Poder Executivo; e a Lei Complementar n.303, que acrescenta dispositivo à Leo Complementar n.190, de 22 de dezembro de 2011, que altera  a carga horária semanal dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem lotados nos serviços de urgência, emergências e similares em trinta horas semanais, cumpridas em período diurno de seis horas consecutivas.

(Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Grande)

Veja Também
Prefeitura instala lâmpadas de led em linhas de ônibus
MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies
Sicredi Centro-Sul MS faz doação a Rede Feminina de Combate ao Câncer
Giro das Profissões reunirá mais de mil alunos do ensino médio nesta terça-feira
Prefeitura convoca 11 médicos plantonistas para UPA´s e CRSS
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 12h10Saiba onde a CCR MSVia implanta pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuvas as obras poderão ser suspensas, retornando tão logo elas cessem
Cemitérios começam a passar por limpeza
Agentes penitenciários paralisam 90% dos serviços
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 08h42Quase 500 atletas devem competir nos Jogos Universitários da Unigran Capital Abertura oficial do evento será no dia 24 de outubro, com a presença dos Ginasloucos, apresentações de dança e concurso de beleza
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 07h15Dia começa frio mais pode chegar a 35% Umidade relativa do ar deve continuar caindo com a falta de chuva
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - Patio central
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento