Menu
21 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner FIEMS - Mês da Industria
Enem

Estudantes deram início às provas

Segunda parte do exame deve acontecer na manhã de hoje

5 Nov2016Laureano Secundo12h36

Neste fim de semana (5 e 6), segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),139.149 estudantes estão fazendo as provas do Enem na busca por vagas em universidades. Eles começaram a responder o primeiro caderno de questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos 295 locais onde a prova vai ser aplicada em Mato Grosso do Sul.

Os portões das escolas e universidades onde os inscritos farão o exame foram abertos às 11h e fecham ao meio dia do horário local. As provas começaram 30 minutos depois que os portões forem fechados. A seleção é a principal forma de acesso às Universidades Federais e fundamental para quem pretende uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil em universidades particulares. Este ano, o Enem traz uma novidade: durante a aplicação das provas, os chefes de sala farão a coleta de dados biométricos dos participantes.

Em Mato Grosso do Sul, os estudantes que vislumbram uma vaga na universidade contam com o apoio do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (CIES), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em 45 escolas, de 29 municípios e que, em 2016, atendeu mais de três mil estudantes. Na semana que antecede o Enem, os estudantes participaram de aulas especiais e de um simulado. “Os professores organizam um plantão de dúvidas nos dois dias que antecedem as provas do Enem, para que os estudantes façam a correção de seus simulados”, explicou a coordenadora do CIES na EE Joaquim Murtinho, Ana Maria Pessoa Ortiz.

Veja Também