Menu
19 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Educação

Enem 2017 foi o mais seguro dos últimos anos, diz ministro da Educação

Algumas novidades foram adotadas nesta edição do exame

13 Nov2017Da redação10h36

A aplicação do Enem 2017 terminou neste domingo (12) e “transcorreu com tranquilidade”, segundo o ministro da Educação Mendonça Filho. De acordo com o Inep, órgão responsável pela organização da prova, 580 participantes foram eliminados no fim de semana, a maioria por descumprimento do edital. Foram registradas 158 ocorrências nos dois dias de aplicação, sendo 45 neste domingo e 113 no domingo passado. Do total de 6.731.344 inscritos para o Enem 2017, 68% compareceram. A abstenção foi de 32% neste segundo domingo e de 29,8%, no primeiro.

Para o ministro da Educação, este foi o Enem mais seguro dos últimos anos, com todo planejamento seguido à risca.

“Foi o Enem mais seguro dos últimos anos e transcorreu com absoluta tranquilidade. E eu acho que aplicação em dois domingos garantiu um maior conforto para os estudantes de todo o país, tendo uma aprovação considerável com a relação a todos que participaram do Enem 2017”.

Algumas novidades foram adotadas nesta edição do exame. Uma delas foi implantação da prova personalizada e o uso de detectores de ponto eletrônico, com maior cobertura de detectores de metal desde que o recurso começou a ser usado: 100 participantes por equipamento. A coleta de dado biométrico complementou o esquema. Desde 2016, o Ministério da Educação, o Inep e a Polícia Federal atuam juntos para combater a atuação de criminosos e garantir a isonomia entre os participantes.

O Enem 2017 é o primeiro a ser aplicado em dois domingos consecutivos, como escolhido pela maioria dos que responderam à Consulta Pública promovida em janeiro. O Exame deste ano também marca o fim do Atendimento Específico para Sabatistas, da Certificação do Ensino Médio e da divulgação do “Enem por Escola”. Também são novos o Atendimento Específico para Outra Condição Especial e a Vídeoprova Traduzida em Libras. Segundo o Inep, o gabarito oficial das provas deve ser divulgado até quinta-feira (16).

Veja Também

Clima Manhãs frias e tardes quentes Dias devem permanecer com temperatura em elevação
Sitiante é autuado por manter macaco-prego em cativeiro
Anvisa suspende venda de fraldas Huggies Turma da Mônica
Colisão frontal mata duas pessoas em rodovia
Simted rejeita proposta feita pela prefeitura de Corumbá
Governo do Estado promove 113 PMs a sargento
Campanha do Agasalho do Judiciário é prorrogada até o dia 10 de julho
Castração de gatos no CCZ deverá ser agendada presencialmente
Empresário sugere proibição de fogos de artifício com ruído
Deficientes poderão ser isentos de taxa de inscrição em concursos