Campo Grande •20 de Janeiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner águas guariroba - campanha dezembro

Da redação | Segunda, 20 de Março de 2017 - 20h45Em MS, ecocardiograma é gratuito para crianças com síndrome de DownLei de 2011 garante que recém-nascidos com Síndrome de Down, sejam submetidas ao ecocardiograma

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual ZéTeixeira (DEM) a apresentar, em 2011, o projeto de criação da Lei que prevê gratuidade na realização do ecocardiograma aos recém nascidos com síndrome de down. Nesta terça-feira (21/03) se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down.

“Este projeto que apresentamos atendeu aos anseios da sociedade e contou com o apoio e a sensibilidade da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Tive conhecimento da realidade das crianças portadoras da síndrome que correm o risco de nascer com algum problema congênito cardíaco. Então propus a gratuidade do ecocardiograma para os nascidos com síndrome de Down. Qualquer alteração detectada no coração do bebê nos primeiros 30 dias de vida, proporciona a ele chances de cura. Nosso papel, enquanto parlamentar, é sempre lutar por estes direitos”, afirmou Zé Teixeira.

Caracterizada pela presença de 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população, a síndrome de Down ocorre no momento da concepção. Pessoas com essa síndrome têm características típicas como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas; além de estarem mais propensas a uma maior incidência de doenças, como a diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias e problemas de vista.

Estas doenças cardíacas congênitas representam as principais causas de mortalidade nos primeiros anos de vida. Na população geral, o índice de doenças cardíacas congênitas não chega a 1%.

Down no Brasil - Atualmente no país existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.

Veja Também
Aeroporto de Campo Grande comemora 54 anos
Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 12h29Emílio Ribas tem dois meses de espera Em São Paulo já fica de espera para conseguir a imunização
Termina domingo eleição do prato de Campo Grande
Devotos passam o dia festejando São Sebastião
Cai o número de acidentes e mortes na BRs em 2017
Sindicato fideliza filiado com serviços
Sábado, 20 de Janeiro de 2018 - 06h33Temperatura pode chegar a 34° Apesar do calor mais intenso há possibilidade de ocorrência de chuva
Defesa de Temer pede arquivamento de inquérito sobre portos
Sociedade precisa se preparar para viver com menos água, diz especialista
Empresas podem quitar débito com Agepan por meio de programa
Square notícias UCI 2018
Vídeos
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - Patio central
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento