Campo Grande •27 de Março de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Domingo, 19 de Março de 2017 - 14h55Em Corumbá, prefeitura retoma castração gratuita de cães e gatosTrabalho, que estava paralisado desde 2013, será realizado pelo CCZ

(Foto: Renê Marcio Carneiro/Prefeitura de Corumbá)

A prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o GAPA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais), retomaram nesta semana a castração gratuita de cães e gatos. O trabalho, que estava paralisado desde 2013, será realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O principal objetivo da ação é reduzir a população de animais domésticos soltos nas ruas da cidade. Outra preocupação é inibir a raiva e promover a posse responsável, conforme a Lei Ambiental Federal 9.615, que inclusive prevê multa e prisão para donos que negligenciam seus animais.

Por conta do longo período de paralisação, já existe uma fila com aproximadamente 500 animais que serão encaminhados pelo GAPA para o CCZ. “É preciso ressaltar que se o dono quer castrar seu bicho, ele precisa entrar em contato com o GAPA, não adianta levar ao CCZ”, reforçou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Walquiria Arruda da Silva.
 
“Uma vez na lista, este animal vai passar por uma triagem para saber se ele tem condições de passar por uma cirurgia ou não. É preciso saber, por exemplo, se ele tem anemia ou alguma doença que gere risco cirúrgico”, complementou Elizangela de Oliveira Campos Cifuentes, presidente do GAPA.
 
Esse trabalho é uma retomada do Termo de Cooperação Técnica firmando em julho do ano passado entre Prefeitura e GAPA, que prevê que o Poder Público Municipal ceda equipe técnica e espaço físico e a ONG entre na parceria com material de consumo e permanente para realização da ação.
 
As castrações serão realizadas sempre de terça a sexta-feira. O dono do animal leva o bicho um dia antes para o pré-operatório e deve busca-lo no final do dia seguinte. Serão 20 castrações por dia. Para inserir o animal na lista basta ligar, em horário comercial, para o Gapa no número 99917-0405.

 

Veja Também
I Seminário de Mulheres Indígenas em MS
Sem-terra deixam usina de Bumlai e invadem Incra
Brasil desativou mais de 10 mil leitos pediátricos em seis anos, diz entidade
Salas de aula atingidas por incêndio serão demolidas
Prefeitura convoca 64 concursados para substituir demitidos da Omep e Seleta
Segunda, 27 de Março de 2017 - 12h00PMs acusados de matar suspeito em telhado no Butantã serão julgados hoje Após leitura do processo pelos jurados serão ouvidas as testemunhas de defesa e de acusação
Segunda, 27 de Março de 2017 - 11h42Visitante tenta entrar no presídio com cocaína em pote de doce Homem havia ido visitar seu irmão
Prazo para pagamento da terceira parcela vence nesta sexta-feira
Reinaldo Azambuja autoriza início imediato das obras do HR de Três Lagoas nesta quarta-feira
Segunda, 27 de Março de 2017 - 09h58Prefeitura exigirá cinco anos de garantia em nova etapa do serviço de tapa-buraco Esta é uma das cláusulas do contrato firmado com as sete empreiteiras
Square Banner Sicredi
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento