Menu
21 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Interior

Em Corumbá, prefeitura retoma castração gratuita de cães e gatos

Trabalho, que estava paralisado desde 2013, será realizado pelo CCZ

19 Mar2017Da redação14h55

A prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o GAPA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais), retomaram nesta semana a castração gratuita de cães e gatos. O trabalho, que estava paralisado desde 2013, será realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O principal objetivo da ação é reduzir a população de animais domésticos soltos nas ruas da cidade. Outra preocupação é inibir a raiva e promover a posse responsável, conforme a Lei Ambiental Federal 9.615, que inclusive prevê multa e prisão para donos que negligenciam seus animais.

Por conta do longo período de paralisação, já existe uma fila com aproximadamente 500 animais que serão encaminhados pelo GAPA para o CCZ. “É preciso ressaltar que se o dono quer castrar seu bicho, ele precisa entrar em contato com o GAPA, não adianta levar ao CCZ”, reforçou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Walquiria Arruda da Silva.
 
“Uma vez na lista, este animal vai passar por uma triagem para saber se ele tem condições de passar por uma cirurgia ou não. É preciso saber, por exemplo, se ele tem anemia ou alguma doença que gere risco cirúrgico”, complementou Elizangela de Oliveira Campos Cifuentes, presidente do GAPA.
 
Esse trabalho é uma retomada do Termo de Cooperação Técnica firmando em julho do ano passado entre Prefeitura e GAPA, que prevê que o Poder Público Municipal ceda equipe técnica e espaço físico e a ONG entre na parceria com material de consumo e permanente para realização da ação.
 
As castrações serão realizadas sempre de terça a sexta-feira. O dono do animal leva o bicho um dia antes para o pré-operatório e deve busca-lo no final do dia seguinte. Serão 20 castrações por dia. Para inserir o animal na lista basta ligar, em horário comercial, para o Gapa no número 99917-0405.

 

Veja Também

ONU celebra suspensão de testes nucleares da Coreia do Norte
Mais de 1,4 mil travestis e transexuais pediram nome social no título
Obra de drenangem interdita trecho da Leão Neto na segunda-feira
Ponte de concreto para substituir a que caiu está 91% concluída
Confira os 12 erros mais cometidos na Declaração do IR
Tribunais e cartórios de MS serão inspecionados
Usando arte, evento alerta contra a cultura do estupro
Homem morre afogado após veículo cair em rio
Aposta feita em Brasília fatura mais de R$ 9 milhões na Mega-Sena
Fiocruz fabricará remédios contra HIV e hepatite C para ofertar no SUS