Campo Grande •20 de Novembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Governo - Refis

Da redação | Domingo, 19 de Março de 2017 - 14h55Em Corumbá, prefeitura retoma castração gratuita de cães e gatosTrabalho, que estava paralisado desde 2013, será realizado pelo CCZ

(Foto: Renê Marcio Carneiro/Prefeitura de Corumbá)

A prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o GAPA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais), retomaram nesta semana a castração gratuita de cães e gatos. O trabalho, que estava paralisado desde 2013, será realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O principal objetivo da ação é reduzir a população de animais domésticos soltos nas ruas da cidade. Outra preocupação é inibir a raiva e promover a posse responsável, conforme a Lei Ambiental Federal 9.615, que inclusive prevê multa e prisão para donos que negligenciam seus animais.

Por conta do longo período de paralisação, já existe uma fila com aproximadamente 500 animais que serão encaminhados pelo GAPA para o CCZ. “É preciso ressaltar que se o dono quer castrar seu bicho, ele precisa entrar em contato com o GAPA, não adianta levar ao CCZ”, reforçou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Walquiria Arruda da Silva.
 
“Uma vez na lista, este animal vai passar por uma triagem para saber se ele tem condições de passar por uma cirurgia ou não. É preciso saber, por exemplo, se ele tem anemia ou alguma doença que gere risco cirúrgico”, complementou Elizangela de Oliveira Campos Cifuentes, presidente do GAPA.
 
Esse trabalho é uma retomada do Termo de Cooperação Técnica firmando em julho do ano passado entre Prefeitura e GAPA, que prevê que o Poder Público Municipal ceda equipe técnica e espaço físico e a ONG entre na parceria com material de consumo e permanente para realização da ação.
 
As castrações serão realizadas sempre de terça a sexta-feira. O dono do animal leva o bicho um dia antes para o pré-operatório e deve busca-lo no final do dia seguinte. Serão 20 castrações por dia. Para inserir o animal na lista basta ligar, em horário comercial, para o Gapa no número 99917-0405.

 

Veja Também
Investigação descarta febre amarela em macaco
Prazo para renovação do Fies é prorrogado para 30 de novembro
Audiência debate mobilidade da Av. Bandeirantes e Rua Brilhante
Recapeamento interdita trechos da Avenida Mato Grosso
Segunda, 20 de Novembro de 2017 - 11h20Prefeitura convoca clínicos e especialistas para reforçar atendimentos de urgência Edital de convocação nº 40/2017 foi publicado na edição desta segunda-feira (20)
Segunda, 20 de Novembro de 2017 - 09h18VIII Bienal de Física será de 20 a 23 de novembro na Uems Evento contará com pesquisadores, professores e estudantes da área
Aldeias recebem novos atendimentos com projeto A Saúde Mais Perto de Você Indígena
Segunda, 20 de Novembro de 2017 - 07h17Céu nublado e chuvas isoladas Temperatura máxima deve chegar a 30° no período da tarde
Marinha do Brasil e FAB auxiliam em buscas por submarino argentino
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento