Menu
13 de dezembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Interior

Dourados inaugura Banco de Sementes Crioulas da Reserva Indígena

Além da câmara, o Banco de Sementes conta com uma área de um hectare que será usada para a produção as sementes

20 Nov2019Da redação16h34

A Prefeitura de Dourados, por intermédio das secretarias municipais de Agricultura Familiar (Semaf) e de Educação, vai inaugurar na próxima sexta-feira Banco de Sementes Crioulas da Reserva Indígena.

O evento acontecerá na Escola Tengatui Marangatu, onde foi instalada câmara fria com capacidade para o armazenamento de até dez toneladas de sementes. Além da câmara, o Banco de Sementes conta com uma área de um hectare que será usada para a produção as sementes.

O projeto coordenado pelo professor Cajetano Vera conta com o apoio da Universidade Federal da Grande dourados (UFGD) e vai garantir a perpetuação das espécies vegetais ancentrais dos povos guarani-kaoiwa.

Cajetano afirmou que as comunidades indígenas têm muitas dificuldades de acesso a sementes de qualidade estando que exclusivamente dependente da Funai. “Além da perda das sementes crioulas locais, o modelo de desenvolvimento atual promoveu profundas modificações nas populações indígenas guarani-kaiowá, estas foram fragmentadas e confinadas a espaços extremamente exíguos”, explicou.

O professor disse que o resgate das sementes crioulas pode ser uma excelente estratégia, uma vez que representam parte de um patrimônio genético e cultural dos Guarani–Kaiowá.

A proposta do desenvolvimento dos bancos de sementes comunitários, segundo Cajetano, busca promover o empoderamento das famílias e comunidade indígena pelo resgate de espécies importantes de sementes que, além de gerar autonomia aos agricultores e agricultoras, promovem a retomada do equilíbrio ambiental e o resgate da biodiversidade, o que é de grande valor para o fortalecimento da agricultura agroecológica.

Veja Também

Idosa considera milagre a liberação de passagem com a chegada do Procon
Sexta-feira 13 de tempo nublado em MS
Campanha Natal Feliz do Tribunal de Contas conclui entrega de presentes
Aluno e professora conquistam medalha na Olimpíada da Língua Portuguesa
Noite de Adoração terá renda revertida para Casa da Criança Peniel
Outlet do Bem vai ajudar o Instituto Amigos do Coração
Katiúscia, valorizando a dona-de-casa
Corumbá define calendário escolar 2020; aulas começam no dia 12
Agetran interdita ruas para eventos neste fim de semana
Organização arrecada donativos aos venezuelanos