Campo Grande •18 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Águas Guariroba - Campanha Águas Faz Mais

Da redação | Segunda, 21 de Agosto de 2017 - 13h51Procon autua postos de combustíveis e conveniênciaVinte e três produtos vencidos foram encontrados na conveniência

  
(Foto: Divulgação/Governo do Estado)
  • (Foto: Divulgação/Procon-MS)

A Força-tarefa da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) inspecionou sete postos de combustíveis da Capital e duas conveniências nesse fim de semana.

A ação foi coordenada nacionalmente pela ANP com o objetivo de verificar a qualidade dos combustíveis vendidos aos consumidores. A equipe de fiscalização do Procon autuou dois postos por ausência de informação clara sobre diferenciação de preços e por falta de visibilidade das placas e uma loja de conveniências por expor à venda produtos vencidos.

Em um dos estabelecimentos, os preços expostos na entrada do posto informam somente o preço em dinheiro e débito. O posto pratica diferenciação de preços, mas o preço do combustível no crédito está exposto apenas nas bombas. No outro local, o valor do Diesel S500 não estava visível e as placas em locais de difícil constatação à distância. Além disso, a placa do percentual de diferenciação entre o preço da gasolina e do álcool continha informação errônea.

Os técnicos da ANP fizeram testes para verificar o percentual de etanol na gasolina e de água no etanol e recolheram amostras para análise da qualidade dos combustíveis.

Na conveniência, foram encontrados 23 produtos com prazo de validade expirado, entre pacotes de amendoim crocante e bebidas. Os itens vencidos foram descartados no local, na presença dos fiscais.

Os técnicos da ANP fizeram testes para verificar o percentual de etanol na gasolina e de água no etanol e recolheram amostras para análise da qualidade dos combustíveis. Os fiscais do Inmetro realizaram a análise da conformidade das bombas nos sete postos, verificando entre outros itens, se as instruções estão corretas, se o valor confere com o volume de combustível, se há vazamentos, volume mínimo, o comprimento das mangueiras das bombas e a vazão de litros por minuto. No total, 33 bicos de gasolina e etanol foram examinados pelo Inmetro.

Veja Também
Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 - 16h37Mãe que está presa com bebê consegue HC Justiça concede habeas corpus a mulher que deu a luz logo após prisão
Sindicalistas protestam contra reforma previdenciária
MS pode receber venezuelanos
MS não teve casos de febre amarela
Prefeitura entrega obra de escola que estava parada
Hora de atrasar o relógio
Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 - 06h25Chuva e muito sol Na parte da tarde as temperaturas permanecem altas
MEC prorroga prazo para adesão do Programa Mais Alfabetização
Aberta licitação para revitalizar Rua 14 de Julho
Horário de verão termina à meia-noite do sábado (17)
Square notícias UCI 2018
Vídeos
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento