Menu
24 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Meio Ambiente

Dicas para tornar sua empresa mais sustentável

Empresas que produzem resíduos industriais são responsáveis pela destinação final

17 Ago2017Da redação18h00

Constantemente a sociedade cobra das empresas ações que favoreçam ou, pelo menos não prejudique, o meio ambiente. A sustentabilidade na construção civil já é uma realidade, que por lei, as empresas são obrigadas a apresentarem  um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Isso significa que as empresas que produzem algum tipo de resíduos industriais são responsáveis pela sua destinação final sem agredir o meio ambiente. 

As empresas industriais que adotam um sistema de gestão ambiental também acabam se favorecendo através da reutilização de recursos de matéria-prima e até mesmo através da reciclagem, ou seja, tanto o  meio ambiente quanto a organização ganham. Porém, as pequenas, médias ou qualquer tipo de empresa pode adotar atitudes mais sustentáveis. 

O gerenciamento de resíduos pode ser feito em qualquer lugar ao adotar lixeiras de separação de lixo. Parcerias com organizações sustentáveis é um ótimo caminho para a direcionar o que serve para a reciclagem. Porém, ajudar o meio ambiente e ser uma empresa mais sustentável inicia nas pequenas escolhas como diminuir ou evitar o consumo de materiais descartáveis. Por exemplo, trocar os tradicionais copos de plásticos por copos de vidro e xícaras, ou até mesmo trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas mais econômicas.  

A forma com que as ações sustentáveis são aplicadas dentro da empresa envolve também os colaboradores no dia a dia. Um exemplo é incentivar o uso das janelas abertas durante o dia para iluminar o ambiente, isso ajuda a evitar o consumo de energia elétrica e ar condicionado. Desenvolver um diálogo sobre o uso consciente da água. Abrir espaço para que os colaboradores possam se envolver e trazer novas ideias sustentáveis para empresa.

A escolha de fornecedores também pode fazer toda a diferença em uma ação sustentável. É importante que a empresa tenha parcerias com organizações que tenham a mesma preocupação ambiental. É interessante procurar por fornecedores que tenham até certificações reconhecidas por entidades renomadas, assim é possível garantir que exista o respeito pelo meio ambiente.

Tornar a empresa mais sustentável não é uma tarefa difícil, pequenas escolhas fazem toda a diferença e, além de ajudar o meio ambiente, pode ajudar a deixar a empresa a economizar, mais lucrativa. mais próxima dos colaboradores e principalmente dos clientes.

Veja Também