Menu
27 de janeiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Dezembro Verde

Dia D de combate ao abandono de animais

Campanha alerta que abandonar e maltratar cães e gatos é crime

7 Dez2019Da redação15h00

O Dia D do Dezembro Verde movimentou a sede do Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal (CCZ) neste sábado (07). A campanha alerta para o combate ao abandono de animais. Durante a ação, que aconteceu durante todo o dia, foram entregues brindes, promovidas diversas atividades para crianças e filhotes de cães e gatos foram disponibilizados para a adoção.

A ação acontece começou às 09 horas e cerca de 80 animais estavam disponíveis para adoção, sendo 30 filhotes de cães e a mesma quantidade de gatos e 10 adultos de cada espécie. A mobilização acontece como marco principal da campanha Dezembro Verde, que visa alertar a população sobre o aumento de casos de abandono de animais.

O abandono de animais, seja em lugares fechados, onde não há estrutura suficiente de alimentação e abrigo, ou deixar na rua, é considerado crime. Em caso de condenação a pena varia de seis meses a um ano de detenção, podendo aumentar de um sexto a um terço em caso de morte do animal.

Mensalmente o CCZ recebe entre 200 e 250 animais, o que não significa que todos são vítimas de abandono, já que animais perdidos também são encaminhados para o centro. Durante todo o mês, o órgão promoverá palestras, blitze e ações de conscientização, usando materiais informativos – como cartazes e panfletos – além de realizar diversas atividades lúdicas relacionadas ao tema.

Dezembro Verde - Em Mato Grosso do Sul, a campanha Dezembro Verde foi instituída através de Lei de autoria do deputado Lucas de Lima e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população de que o abandono é crime, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal à morte.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas no Brasil, destes 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos.

Veja Também

PROCON realiza fiscalização em lojas do Shopping Três Lagoas
Anhanduí recebe nova viatura do Samu
Região das Moreninhas organiza mega ação de combate ao Aedes aegypti
Três Lagoas disputa 1ª Copa Sul Americana de Futebol Infantil no Paraná
Naviraí realiza missa de 3 anos do falecimento de ex-vice-prefeito
Feicc apresenta a lojistas novidades em calçados para crianças e adultos
PMA de Dourados prende pescador por pesca de 21 kg de pescado durante piracema
Ação da Energisa oferece benefícios aos consumidores de Anastácio e Aquidauana
Projeto Movimenta Campo Grande entra no combate à dengue
Criado em Dourados dia municipal de combate à corrupção