Campo Grande •17 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner FM Cidade

Da redação | Sexta, 21 de Julho de 2017 - 07h50Detran lança sistema que dá mais segurança à formação de condutoresEquipamentos fazem parte da nova tecnologia de videomonitoramento de aulas e provas práticas do órgão

(Foto: Divulgação)

Desde esta quinta-feira (20.7) os alunos que entrarem nos automóveis das autoescolas cadastradas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) para o processo de primeira habilitação, adição e mudança de categoria, vão encontrar uma câmera e um leitor biométrico no veículo. Os equipamentos fazem parte da nova tecnologia de videomonitoramento de aulas e provas práticas do órgão e vale para a preparação de motoristas nas categorias B (carros), C (caminhão), D (ônibus) e E (veículos com dois reboques).

O sistema substitui a antiga prancheta utilizada pelos instrutores e examinadores, uma vez que toda a imagem e som da aula e exame prático são gravados, gerando assim um relatório das faltas cometidas pelo aluno.

No caso das aulas é possível certificar se o tempo foi cumprido, se as aulas seguem o plano pedagógico e se está sendo transmitido ao aluno todas as habilidades e competências necessárias. Um dos benefícios do sistema é que os alunos também podem solicitar a filmagem da aula e da prova em caso de reclamação ou conflito.

Para o Detran, a tecnologia objetiva melhorar o processo de primeira habilitação, por intermédio do aperfeiçoamento de três aspectos: segurança, transparência e caráter pedagógico. “O Detran-MS vem implantando uma sequência de ações de qualificação do processo de habilitação do Estado. Relacionando-se a medidas que implicam diretamente na superação da meta de redução de mortes no trânsito estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) ”, ressalta Gerson Claro, diretor-presidente do Detran-MS.

A diretora de Habilitação do órgão Rosilda Melo, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20.7) apresentou todo o processo para a obtenção da CNH, demonstrando etapa por etapa e a tecnologia empregada. “A telemetria e a biometria deram mais agilidade e segurança ao início do processo da CNH até a sua emissão. Hoje podemos dizer que o Detran do Mato Grosso do Sul, destaca-se no cenário nacional como um órgão de trânsito que investe em tecnologia em prol do usuário”, completa.

Entre os anos de 2013 e 2016, o estado reduziu em aproximadamente 33% o número de acidentes. “Os números nos mostram a importância de qualificar o processo de habilitação, acredito que investimento em tecnologia, agregando transparência aliado as campanhas educativas, nossos resultados serão cada vez mais positivos”, conclui Gerson Claro.

Veja Também
Prefeitura instala lâmpadas de led em linhas de ônibus
MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies
Sicredi Centro-Sul MS faz doação a Rede Feminina de Combate ao Câncer
Giro das Profissões reunirá mais de mil alunos do ensino médio nesta terça-feira
Prefeitura convoca 11 médicos plantonistas para UPA´s e CRSS
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 12h10Saiba onde a CCR MSVia implanta pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuvas as obras poderão ser suspensas, retornando tão logo elas cessem
Cemitérios começam a passar por limpeza
Agentes penitenciários paralisam 90% dos serviços
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 08h42Quase 500 atletas devem competir nos Jogos Universitários da Unigran Capital Abertura oficial do evento será no dia 24 de outubro, com a presença dos Ginasloucos, apresentações de dança e concurso de beleza
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 07h15Dia começa frio mais pode chegar a 35% Umidade relativa do ar deve continuar caindo com a falta de chuva
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento