Menu
18 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Trânsito

Detran inicia vistoria semestral dos veículos de transporte escolar

Proprietários dos veículos terão todo mês de julho para realizarem procedimento

3 Jul2017Da redação14h39

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) inicia, nesta segunda-feira (3.7), a vistoria semestral dos veículos de transporte escolar que circulam no Estado. Os motoristas e proprietários dos veículos terão todo o mês de julho para realizarem o procedimento.

As duas vistorias realizadas por ano têm o objetivo de garantir a segurança dos alunos em transportes escolares, pois verificam as condições dos veículos e as documentações dos condutores. Em consonância a isso, o Detran adotou uma novidade tecnológica: a vistoria eletrônica.

“Na vistoria eletrônica todos os itens averiguados ficam registrados em nossos bancos de dados através de fotografias. Desta forma, temos gravado a condição do veículo no dia da vistoria”, destacou a diretora de Educação do Detran, Marlene Alves Nogueira Rondom.

O primeiro passo para receber o selo que atesta a conformidade com a lei é procurar a Agência do Detran no município onde o veículo presta serviço e entregar toda a documentação solicitada. Durante o procedimento são verificadas as condições do veículo e se o condutor atende alguns requisitos determinados no artigo 138 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como por exemplo, ter mais de 21 anos, possuir CNH categoria “D” e o curso de Transporte Escolar.

Além disso, o condutor não pode ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente na infração média e deve possuir as negativas criminais de estupro, corrupção de menores, tráfico de drogas, entre outros.

Os itens verificados no veículo são: os equipamentos obrigatórios e de segurança, sistema de iluminação, de freios, dispositivos de alerta e documentos obrigatórios. Após a vistoria, se o condutor e o veículo forem aprovados, o veículo recebe um selo correspondente ao semestre da vistoria para ser afixado no para-brisa.

No primeiro semestre foram vistoriados 2.071 veículos, sendo 2.015 aprovados e 56 reprovados. O Detran-MS ressalta que os veículos destinados a condução coletiva de escolares somente poderão circular com a autorização emitida pelo órgão.

Ainda de acordo com a diretora de Educação, os pais devem zelar pela segurança dos seus filhos, fiscalizando o transporte de escolares que ele utiliza. “Os pais têm que certificarem se o selo é do semestre atual, pois só assim terão certeza que o veículo foi vistoriado e aprovado pelo Detran”, finalizou.

Para conferir os documentos necessários basta acessar a aba ‘Transporte Escolar’ no site do Detran-MS. Na página também é possível verificar as prestadoras de serviços que estão credenciadas e realizar denúncias.

Veja Também

Prefeitura entrega cobertores para famílias carentes da Capital
Seja Digital intensifica agendamentos nos CRAS  a partir de segunda
Entidades de classe defendem Plano Diretor da Capital
Comissão aprova vacinação obrigatória e gratuita contra leishmaniose
Curso orienta sobre alimentação e não desperdício de alimentos
Limpeza em lagoa resulta na retirada de 50 sacos de lixo
Incêndio destrói depósito de recicláveis
Portugal libera uso da maconha para fins medicinais
Médico lança 'Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador'
Obras e projetos anunciados para a Capital