Campo Grande •29 de Junho de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Terça, 16 de Maio de 2017 - 13h22Detentos se formam em curso técnico de corretor de imóveisNo total, nove reeducandos concluíram curso, que teve carga horária de 1200 horas/aula

(Foto: Divulgação)

Reeducandos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) conquistaram o diploma do curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI), realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio de parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A solenidade oficial de entrega de certificados aconteceu na segunda-feira (15.5), no presídio, com a participação do diretor presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e do reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak. Também participaram do evento familiares dos formandos.

No total, nove reeducandos concluíram o curso, cuja carga horária foi de 1200 horas/aula, divididas em quatro módulos, com duração de, aproximadamente, dois anos. A capacitação ocorreu na modalidade semipresencial, com aulas no período noturno e transmissão em tempo real por videoconferência de professores do campus do Paraná. Os custodiados também estudaram por meio de apostilas e aulas virtuais.  A tutoria presencial do curso foi realizada pelo agente penitenciário Clóvis Pereira, que é educador por formação.

De acordo com a coordenadora de Educação a Distância do IFMS, do campus Campo Grande, Jocimara Paiva Grillo, os alunos foram capacitados para assessorar ações de compra e transferência de imóveis, interpretar projetos e mapas, inscrever imóveis no cadastro de imobiliárias e tudo o que compete a um corretor de imóveis, profissão que poderão atuar quando conquistarem a liberdade. “Eles deverão buscar o diploma no Instituto Federal e depois retirar seu registro junto ao Creci [Conselho Regional de Corretores de Imóveis], podendo atuar, até mesmo, como autônomos”, explicou.

Essa foi a primeira turma de formandos do Instituto Federal em um presídio de Mato Grosso do Sul, segundo o reitor da instituição de ensino. Staszczak destacou a importância em garantir ensino técnico de qualidade e gratuito também junto à população carcerária. “Vejo como uma parceria extremamente positiva essa com a Agepen, um sucesso interinstitucional, que possibilitará novas oportunidades a essas pessoas, pois acreditamos na formação técnica como um meio de conquistar uma profissão para sustento próprio e de familiares”, ressaltou, informando que novos cursos estão sendo programados para ocorrer em várias unidades prisionais do Estado.

Em discurso, o diretor presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, falou da importância da educação no meio prisional que, aliada ao trabalho, corresponde a um dos principais mecanismos de reinserção social. “Hoje Mato Grosso do Sul é referência em trabalho prisional e estamos avançando também no campo da qualificação, temos essa importante parceria com o Instituto Federal, que nos possibilitará novas qualificações, e já solicitamos ao Depen [Departamento Penitenciário Nacional] 4 mil vagas em cursos profissionalizantes”, declarou.

Para o diretor do IPCG, Fúlvio Ramires, a certificação dos custodiados é um momento histórico para a unidade prisional, que construiu toda uma logística para possibilitar a realização do curso, já que ocorreu no período noturno, para garantir a transmissão ao vivo das aulas, e isso envolveu um empenho a mais por parte dos servidores. “É com muita satisfação que presenciamos este momento e espero que continuem buscando se qualificar e sejam exemplos multiplicadores dessa conduta com os demais internos, multiplicando também as oportunidades de mudança de vida”, enfatizou aos formandos.

Oportunidade - O sonho de ter uma profissão digna está mais próximo para o reeducando Izaelson Júnior Soares de Moraes, 32 anos, um dos formandos no curso Técnico de Transações Imobiliárias. Para ele, a conquista do certificado pode ser um meio de atingir seu objetivo de cursar uma faculdade de Letras. “Com o salário de corretor, posso custear meus estudos”, pontuou.

O certificado também foi comemorado pelo interno Ryan Douglas Wehner Vieira, 25 anos, que foi o juramentista da turma. “A nossa autoestima aumenta e a gente se vê com maiores chances de trabalhar, é um leque que se abre, já sabemos para onde ir e como caminhar”, disse.

Além dos formandos, a ocasião também foi momento de renovação dos sonhos dos familiares que presenciaram a cerimônia. Foi o que garantiu a mãe de um dos formandos, Mari Neli Barbosa, que classificou o diploma do filho como “um verdadeiro presente de Dia das Mães”. “Estou muito contente de ver meu filho concluir esta etapa, ver que ele ocupou o tempo com algo produtivo. Cursos preparam para a vida, e tenho certeza que fará com que ele tenha uma nova atitude”, afirmou.

Também participaram da solenidade de certificação a diretora do campus Campo Grande do IFMS, Rosane Fernández; a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro; o assessor do Depen, Elil Briezadel; a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Rita de Cássia Fonseca Argolo, e o chefe de Gabinete, Pedro Carrilho de Arantes.

Veja Também
Prefeitura move recurso no TCE para usar lâmpadas de LED
CCR faz alerta sobre queimadas nesta época do ano
Detentos se profissionalizam na técnica de artesanato em osso em Jardim
Doador de MS poderá salvar vidas em quatro estados
Polícia Federal suspende emissão de novos passaportes
UEMS abre seleção de Mestrado Acadêmico em Letras
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 12h30Em clima tenso, CCJ do Senado volta a discutir reforma trabalhista Reunião tem objetivo de votar relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR), favorável à constitucionalidade da proposta
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 12h13País celebra centenário de Dalva de Oliveira, o Rouxinol Brasileiro Importância de Dalva de Oliveira para a Música Popular Brasileira é unanimidade entre estudiosos da arte
Quarta, 28 de Junho de 2017 - 11h39Vai viajar? Saiba onde CCR MSVia implanta pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuva as obras serão interrompidas
Unificação no atendimento da Iagro, Agraer e Agenfas reduz gastos
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento