Menu
19 de novembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cadeia do leite

Desafios do setor leiteiro é tema de Audiência Pública

Especialistas e envolvidos na cadeia produtiva do leite participam de discussões na Assembleia Legislativa

9 Nov2019Da redação16h50

Os desafios da atividade leiteira em Mato Grosso do Sul é o tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa na próxima semana. O evento será na terça-feira (12), a partir das 13h,  com a participação de representantes do setor e da sociedade civil.

A Audiência foi proposta pelo deputado Renan Contar (PSL) para discutir os problemas e eventuais soluções para o setor, em busca de melhor o cenário da atividade no Estado. Uma das pautas do debate será a “escassez da matéria-prima”, considerada pelos especialistas como um dos pontos para que os produtos não emplaquem em Mato Grosso do Sul.

“O setor leiteiro é estratégico para Mato Grosso do Sul e precisa ser tratado como tal. Temos total condição de avançar e ocupar um espaço de destaque no cenário nacional, considerando que o nosso produtor rural tem caminhado para a profissionalização e tem adotado um perfil empreendedor”, disse o parlamentar.

Outro tema que  é sobre o ICMS cobrado aos pequenos produtos de leite, que reclamaram que o imposto é menor em outros estados, o que atrapalha o escoamento da produção, já que se fixa um custo mais elevado do leite, assim como outros fatores da cadeia produtiva.

Apesar disto, o volume de leite captado pelas indústrias no SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos primeiros oito meses do ano (2019) chegou a 113,2 milhões de litros em Mato Grosso do Sul, apresentando crescimento de 1,04% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

 

Veja Também

Orçamento da Capital para 2020 recebe 330 emendas de vereadores
Mais de 500 candidatos disputam vagas de residência médica em MS
Confira escala médica nas UPAs e CRSs nesta terça-feira
Depac Piratininga passa a atender no prédio do Cepol
Vereador tenta
Polícia Militar Ambiental autua assentados por criação de gado em área protegida
Governo declara situação de emergência em Porto Murtinho
Black Friday até em academia
Prefeitura deve multar consórcio Guaicurus
Terça-feira com máxima de 34°C