Menu
18 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cadeia do leite

Desafios do setor leiteiro é tema de Audiência Pública

Especialistas e envolvidos na cadeia produtiva do leite participam de discussões na Assembleia Legislativa

9 Nov2019Da redação16h50

Os desafios da atividade leiteira em Mato Grosso do Sul é o tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa na próxima semana. O evento será na terça-feira (12), a partir das 13h,  com a participação de representantes do setor e da sociedade civil.

A Audiência foi proposta pelo deputado Renan Contar (PSL) para discutir os problemas e eventuais soluções para o setor, em busca de melhor o cenário da atividade no Estado. Uma das pautas do debate será a “escassez da matéria-prima”, considerada pelos especialistas como um dos pontos para que os produtos não emplaquem em Mato Grosso do Sul.

“O setor leiteiro é estratégico para Mato Grosso do Sul e precisa ser tratado como tal. Temos total condição de avançar e ocupar um espaço de destaque no cenário nacional, considerando que o nosso produtor rural tem caminhado para a profissionalização e tem adotado um perfil empreendedor”, disse o parlamentar.

Outro tema que  é sobre o ICMS cobrado aos pequenos produtos de leite, que reclamaram que o imposto é menor em outros estados, o que atrapalha o escoamento da produção, já que se fixa um custo mais elevado do leite, assim como outros fatores da cadeia produtiva.

Apesar disto, o volume de leite captado pelas indústrias no SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos primeiros oito meses do ano (2019) chegou a 113,2 milhões de litros em Mato Grosso do Sul, apresentando crescimento de 1,04% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

 

Veja Também

Novos mandados são cumpridos na operação Amigos do Campo
Parceria com universidade vai mapear estilo de vida da população
Bolsonaro sobre combustível e alta do dólar: 'É um colado ao outro'
MS tem 38% da população carcerária em postos de trabalho
Correios faz leilão de bens e veículos em Campo Grande
Intenção de consumo das famílias cai em fevereiro
Prefeitura inaugura o 16º parquinho de pneus
Prefeitura amplia número de vagas para tratamento de dependentes químicos
MEC divulga hoje o resultado da segunda chamada do ProUni
Calor com possibilidade de chuva