Geral
Desafios do setor leiteiro é tema de Audiência Pública
Sábado, 09 Novembro de 2019 - 16:50 | Redação
Os desafios da atividade leiteira em Mato Grosso do Sul é o tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa na próxima semana. O evento será na terça-feira (12), a partir das 13h, com a participação de representantes do setor e da sociedade civil.
A Audiência foi proposta pelo deputado Renan Contar (PSL) para discutir os problemas e eventuais soluções para o setor, em busca de melhor o cenário da atividade no Estado. Uma das pautas do debate será a “escassez da matéria-prima”, considerada pelos especialistas como um dos pontos para que os produtos não emplaquem em Mato Grosso do Sul.
“O setor leiteiro é estratégico para Mato Grosso do Sul e precisa ser tratado como tal. Temos total condição de avançar e ocupar um espaço de destaque no cenário nacional, considerando que o nosso produtor rural tem caminhado para a profissionalização e tem adotado um perfil empreendedor”, disse o parlamentar.
Outro tema que é sobre o ICMS cobrado aos pequenos produtos de leite, que reclamaram que o imposto é menor em outros estados, o que atrapalha o escoamento da produção, já que se fixa um custo mais elevado do leite, assim como outros fatores da cadeia produtiva.
Apesar disto, o volume de leite captado pelas indústrias no SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos primeiros oito meses do ano (2019) chegou a 113,2 milhões de litros em Mato Grosso do Sul, apresentando crescimento de 1,04% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital