Geral
Desafios do setor leiteiro é tema de Audiência Pública
Sábado, 09 Novembro de 2019 - 16:50 | Redação
Os desafios da atividade leiteira em Mato Grosso do Sul é o tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa na próxima semana. O evento será na terça-feira (12), a partir das 13h, com a participação de representantes do setor e da sociedade civil.
A Audiência foi proposta pelo deputado Renan Contar (PSL) para discutir os problemas e eventuais soluções para o setor, em busca de melhor o cenário da atividade no Estado. Uma das pautas do debate será a “escassez da matéria-prima”, considerada pelos especialistas como um dos pontos para que os produtos não emplaquem em Mato Grosso do Sul.
“O setor leiteiro é estratégico para Mato Grosso do Sul e precisa ser tratado como tal. Temos total condição de avançar e ocupar um espaço de destaque no cenário nacional, considerando que o nosso produtor rural tem caminhado para a profissionalização e tem adotado um perfil empreendedor”, disse o parlamentar.
Outro tema que é sobre o ICMS cobrado aos pequenos produtos de leite, que reclamaram que o imposto é menor em outros estados, o que atrapalha o escoamento da produção, já que se fixa um custo mais elevado do leite, assim como outros fatores da cadeia produtiva.
Apesar disto, o volume de leite captado pelas indústrias no SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos primeiros oito meses do ano (2019) chegou a 113,2 milhões de litros em Mato Grosso do Sul, apresentando crescimento de 1,04% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Últimas Notícias
- Trabalhador - 08:35 Funsat divulga 1.463 vagas de emprego nesta quinta-feira
- Oportunidades - 08:08 Grupo Pereira inaugura Central de Vagas para acelerar contratações no setor
- Esquema Criminoso - 07:45 Operação prende sete por furto de cabos
- Dourados - 07:15 Dourados terá voos seis vezes por semana
- Solidariedade - 07:00 Feirão da AACC/MS está de volta com produtos ao preço único de R$ 5,00
- Charges - 06:56 Radares voltam a funcionar em Campo Grande a partir de 1º de novembro
- Agronegócio - 18:50 Acrissul recebe criador de sistema que identifica bovinos pelo focinho
- Operação Protetor das Divisas e Fronteiras - 18:50 Encomenda é encontrada com 21 kg de drogas na capital
- Campo Grande - 18:30 Condenado a mais de 30 anos é capturado no Jardim Anache
- Violência - 18:08 Operação policial no Rio de Janeiro deixa 119 mortos

