Menu
20 de novembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Diário de Influência

Dedê, compartilhando sabor e muito amor

Chef de Cozinha e influencer participa de série de entrevistas na Rede MS

25 Out2019Paula Fernandes15h51
(Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)
  • (Foto: Jordan Matos/Marketing Rede MS)

A chef de cozinha Dedê Cesco é a sexta digital influencer que participa da série de entrevistas com o time do Diário de Influência. Ela integra a plataforma com conteúdo voltado para a Gastronomia. Os influenciadores participam do Cross Mídia ao vivo nos programas Balanço Geral e Cidade Alerta, da TV MS Record, Noticidade da Rádio FM Cidade 97 e também pelo Diário Digital.

Aplaudida cozinheira e amante da Gastronomia, Dedê Cesco compartilha seu conhecimento nas redes sociais. Ela transita com facilidade entre múltiplas linhas gastronômicas. É autodidata e tem a criatividade como sua marca. Após consolidar sua carreira, cursou Gastronomia na École Ritz Escoffier-Paris. É mestre em Estudos Fronteiriços voltados para a Gastronomia Regional que procura desvendar sabores da culinária em outros países. Está nesse mercado há trinta anos. Foi uma das pioneiras em Mato Grosso do Sul a oferecer ao público uma culinária contemporânea e, além de banqueteira, ministra cursos.

Esse é o currículo de uma das chefs de cozinha mais queridas de Mato Grosso do Sul. Mas ela faz questão de dizer que Gastronomia vai além da técnica: “Gastronomia é carinho, é amor, é aconchego”. E sua trajetória começou exatamente assim, do afeto. Ver sua mãe cozinhar e preparar banquetes despertou o interesse e o gosto por esse universo. E é essa memória afetiva que traz do ambiente familiar o ponto de partida para a sua carreira. ”Eu vivo e respiro Gastronomia porque  me traz equilíbrio. Eu não sei separar a minha vida disso”, enfatiza. No Programa Balanço Geral, Dedê Cesco foi entrevistada por Rodrigo Nascimento e deu show de simpatia ao falar sobre sua carreira e das delícias  que prepara especialmente da culinária sul-mato-grossense.

 Dedê Cesco gosta de compartilhar o que sabe. Ministra cursos ensinando técnicas e segredinhos de muitas receitas, mas reforça: o prato tem que ter a alma de quem cozinha. “Pode pegar exatamente a mesma receita, os mesmos ingredientes e passar para quatro pessoas e o resultado será diferente um do outro. É porque cada uma usou a sua emoção na hora de cozinhar”, explica.  E essa vontade compartilhar durante os cursos foi também para as redes sociais dando início a sua trajetória como digital influencer da Gastronomia.

Segundo a aclamada chef, hoje em dia não estar nas redes sociais é como não existir. ”Como você vai divulgar seu trabalho, se relacionar com seus fornecedores, clientes ou com  pessoas que admiram o que você faz?” pontua. A troca imediata de informações, a dinâmica dos relacionamentos, o alcance da Internet são pontos ressaltados por Dedê Cesco no universo digital. E sobre o convite para fazer parte de uma plataforma inédita como o Diário de Influência, ela enfatiza que “foi uma grande honra, significa reconhecimento e, claro, mais um canal de interação com as pessoas”. Seu conteúdo desvenda receitas, mas também traz um pouco de história de cada prato, eventos e mostra o trabalho de outras pessoas que integram a cadeia produtiva da Gastronomia como nos posts que já publicou sobre a produção de mel e das hortas urbanas.

E para Dedê Cesco o uso da Internet é o responsável desse crescente interesse pela Gastronomia, seja por leigos ou profissionais. “Eu acho que nos tempos modernos a Internet tem o mesmo significado  que as grandes navegações tiveram na era do descobrimento. Descobriram que o mundo ia além da Europa e hoje com as redes sociais é assim, a pessoa vai descobrindo coisas todos os dias”, analisa. Ela lembra que antes era preciso pesquisar nos livros e revistas, esperar as receitas saírem nos  jornais, mas agora tudo está a um clique. “Tudo era mais demorado, não tinha Google”, afirma entre sorrisos.

E mesmo reconhecendo toda essa força dos meios digitais ela ressalta que a comida tem a ver com a nossa memória ancestral de reunir pessoas. “Na pré-história aconteciam reuniões para comer em volta do fogo após as caçadas. Nossa vida é marcada por vários tipos de confraternizações concebidas em torno de um jantar, um almoço ou mesmo quando a família se reúne para uma refeição no dia a dia”, analisa. E, por esse motivo, Dedê  enaltece a Gastronomia também como um fio condutor na vida da pessoas. “Gastronomia está ligada ao amor, à dedicação, em levar para o prato não só a técnica, mas a emoção que vai ficar para sempre na memória, no coração”, finaliza.

Diário de Influência – Inédita no País, é uma plataforma que reúne 20 influenciadores regionais. O time é bem eclético, com nomes de 11 áreas de atuação como saúde, moda, beleza, veículos, fitness, comportamento, pet, gastronomia,  arquitetura, direito, música e entretenimento. As estrelas do Diário de Influência divulgam conteúdo por meio de texto, fotos e vídeo. Quem acessa a plataforma pode desfrutar de conteúdo diversificado e inteligente, com atualização todos os dias. Fazem parte da plataforma os influenciadores Evikson Azevedo e Antonio Campagna para o conteúdo de Beleza, Joane Demamann, Rafael Talamask e Patrícia Donida, para Fitness, Patrícia Supimpa e  Fernando Novaes, em Saúde, Thallyson Perez e Jéssica Pesseti, no nicho de Moda, Paulo Cruz, no segmento de Veículos, Paolla e Chicão Castro, para Música/Entrenimento, Luis Pedro Scalise, em Arquitetura, Dedê Cesco e Edu Rejala, falam de Gastronomia, Janine Delgado, da área de Direito, e Kallyna Monfort, é de conteúdo de Pet, Rodrigo Nascimento, Lucas de Lima e Alinni Zorzi falam de comportamento.

 

Veja Também

Queda de árvores e estragos na Capital
Palestra 'Eu odeio dieta' fala sobre hábitos saudáveis
Prefeitura entregou 24 prêmios a contribuintes no concurso do IPTU
Projeto que proíbe cobrar para religar água e luz é barrado na Assembleia
Cassems Itinerante leva atendimento especializado a 7 municípios esta semana
Após um ano da morte, pais de Gabrielly prestam depoimento
Leishmaniose já matou 11 no Estado
'Papa Pilhas' do TJMS recolhe 60 kg de pilhas e cinco de baterias
Inep anuncia cancelamento de uma questão do Enem
Documentário que trata do assoreamento no Pantanal é lançado em Corumbá