Menu
16 de novembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Benefício

Decola MS poderá reduzir preços das passagens aéreas

Programa concede incentivo fiscal e diminui custos para empresas que trouxeram voos para MS

19 Jun2019Da redação09h01

O programa Decola MS reduzirá o ICMS do querosene de aviação para as empresas aéreas que ampliarem as linhas em Mato Grosso do Sul. O decreto criando o programa foi assinado nesta terça-feira, 18 de junho, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A redução do valor irá variar de acordo com o número de voos acrescentados. A alíquota atual é de 17%, mas poderá oscilar de 12% a 1,41%.

“Esse decreto dá um incentivo fiscal e diminuiu o custo das empresas aéreas que trouxerem voos a Mato Grosso do Sul. Isso vem em um bom momento, que é quando o Brasil abre o capital internacional para as empresas aéreas poderem trazer novos voos e se instalarem no Brasil. Agora temos um instrumento jurídico, que só foi convalidado a sete estados, que dá competitividade muito maior a Mato Grosso do Sul para atrair turistas, mas também baratear as passagens para as empresas que operam no Estado”, afirmou Reinaldo Azambuja.

Conforme o governo do Estado, a redução foi convalidada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A diminuição da alíquota, aliás, segue exemplos de outros estados que têm estimulado a oferta de voos comerciais. Ainda de acordo com o governo, a criação do programa atende solicitações de vários deputados estaduais.

Novos voos e passagens mais baratas - De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, duas companhias aéreas já confirmaram a criação de novos voos em Mato Grosso do Sul. A GOL terá dois voos adicionais em Campo Grande e passará a operar no município de Bonito. E a Azul passará a operar em Ponta Porã.

Jaime Verruck explicou que a redução da carga tributária também pode influenciar os preços das passagens. “O principal custo da aeronave é o combustível. Reduzindo esse custo, as empresas aéreas podem diminuir o preço”, disse. Com o programa, a carga tributária total efetiva do ICMS da querosene de aviação poderá oscilar de 12% a 1,41%.

(Com informações da assessoria de imprensa do governo do Estado)

Veja Também

Comarca de Três Lagoas realiza capacitação em mediação e conciliação
Colisão mata casal e bebê na BR-267
Caminhada pela Prematuridade será neste domingo em Campo Grande
Projeto que institui renda mínima ao Registrador Civil é aprovado
Democratas acusam Trump de intimidar testemunhas de impeachment
Defensoria Pública atenderá manifestantes agredidos em terminal
Pronto Socorro de Corumbá deverá ser entregue em maio, diz governador
Oficina discute práticas saudáveis de prevenção ao câncer
Ministro Toffoli mantém acesso a relatórios sigilosos
Morales diz que não se sente responsável pela atual crise na Bolívia