Menu
15 de outubro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Nova Andradina

Cursos técnicos integrados do IFMS vão da Agropecuária à Informática

Estudantes que concluíram ensino fundamental podem participar de seleção; inscrições vão até dia 6

10 Out2019Da redação17h19

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece duas opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio no Exame de Seleção 2020. Agropecuária é para aqueles que gostam da área de produção agrícola e animal, já o técnico em Informática é para os que preferem computadores e os desafios do ambiente virtual.

Ofertados de forma articulada, os cursos técnicos integrados permitem que o aluno tenha as disciplinas básicas do ensino médio enquanto cursa a formação técnica na área escolhida. Com o certificado de conclusão do curso em mãos, o estudante do IFMS pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho.

Para estudar no IFMS, o interessado deve ser aprovado no Exame de Seleção 2020.

Para Nova Andradina, são ofertadas 160 vagas, sendo 80 para cada curso. As aulas do técnico em Agropecuária são nos períodos matutino e vespertino, com duração de três anos. Já Informática oferece atividades à tarde e o curso leva três anos e meio para ser concluído.

As inscrições no Exame de Seleção 2020 vão até 6 de novembro e podem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital com as regras do do processo seletivo. 

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante. E atenção: esta quinta-feira, 10, é o último dia para que alunos de escola pública solicitem a isenção da taxa, no valor de R$ 25,00.

Agropecuária – O curso, que faz parte do eixo tecnológico Recursos Naturais, é indicado para aqueles que tenham interesse nas diversas etapas das produções agrícola e animal.

Nas aulas, o estudante aprende a selecionar, produzir e aplicar insumos, sementes e mudas, manejar e comercializar animais, projetar instalações rurais, entre outras atividades, além de cursar as disciplinas básicas do ensino médio como Português, Matemática, História, Geografia e Biologia.Na formação técnica, o aluno tem disciplinas como Culturas Anuais, Criações Alternativas e Mecanização Agrícola, entre outras.

Aqueles que optarem pela área técnica após o curso podem trabalhar em propriedades rurais, empresas comerciais do setor, estabelecimentos agroindustriais, assistência técnica, extensão rural e pesquisa, ou ainda em parques e reservas naturais, cooperativas e associações rurais.

O curso, ofertado pelo IFMS apenas no município de Nova Andradina, atrai estudantes de outras regiões do estado. É o caso de Lucas Silva, 17, aluno do 4º semestre. O jovem veio de Coronel Sapucaia, cidade que fica na fronteira do Brasil com o Paraguai, para ingressar no Instituto Federal.

"Escolhi Nova Andradina por causa do curso, com o qual eu me identifico muito. Gosto de disciplinas como Topografia, que é bastante voltada à agricultura e envolve a questão de avanços tecnológicos e utilização para levantamento de curvas de nível, por exemplo, e Drenagem e Irrigação, que tem muitas aulas práticas”, cita Lucas.

“Outro diferencial é o sistema de permanência do estudante, que permite nosso contato diretos com os professores, fora do horário de aula, para tirarmos as dúvidas que surgem”, complementa. 

Lucas, que reside na moradia estudantil do campus, opção disponibilizada aos estudantes que vêm de outros municípios, ressalta que seu envolvimento com o IFMS vai além das aulas do curso. “Participo de projetos de iniciação cientifica e já fui bolsista de extensão. Também faço um curso extracurricular de inglês. O IFMS tem trazido muitas coisas novas para minha vida pessoal e acadêmica”. 

Saiba mais sobre o curso técnico integrado em Agropecuária oferecido pelo IFMS.

Veja Também

Obra começa e moradores de rua deixam viaduto
Carreta da Justiça Itinerante atende sul do Estado
Pescador salva onça presa em anzol de galho no rio Miranda
Ave silvestre é abandonada e PMA orienta sobre devolução espontânea
Governo Federal modifica regras para deportação de estrangeiros
Acidente Mecânico tem lesões graves após choque elétrico Acidente aconteceu quando vítima subiu no telhado da oficina
UEMS promove ações sustentáveis na  Semana Lixo Zero
Confira escala médica nas UPAs e CRSs nesta segunda-feira
Guarda Municipal recolhe modelos de espingardas que causaram morte de homem
Parceria vai agilizar atendimento às famílias de vítimas de morte natural