Menu
24 de setembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Segov- Campanha Semana Nacional do Trânsito
Em MS

CulturArte e LiterArte capacitam com temas atuais que vão da arte à educação

Cursos acontecem de 5 de maio a 1º de setembro e são gratuitos

17 Abr2018Da redação09h59

Com o objetivo de capacitar interessados na arte, literatura, educação, e cultura, serão oferecidos pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dois cursos, o CulturArte e o LiterArte, dois projetos voltados para profissionais das áreas de gestão cultural, arte-educação, mediação de leitura (professores, bibliotecários, contadores de histórias, etc.) e público em geral que tenha interesse.  Os cursos acontecem de 5 de maio a 1º de setembro e são gratuitos. As inscrições já podem ser feitas por meio da plataforma Sympla, por meio deste link.

A proposta dos projetos é envolver e auxiliar os participantes na compreensão aprofundada do papel da Arte, Literatura e da Cultura como recurso sócio inclusivo e dos potenciais educativos das disciplinas e dos espaços culturais. Eles se desenvolverão em seis módulos abordando os temas mais atuais e pertinentes à formação dos participantes.

Os módulos serão presenciais no período vespertino em um sábado de cada mês, de maio a setembro (5.5, 9.6, 7.7, 11.8 e 1º.9), das 13h30 às 17h30, conforme a  programação abaixo. Ambos acontecerão nos mesmos dias, porém com turmas separadas e cada um com uma temática específica.

O intuito principal dos projetos é apresentar a arte, a literatura e a cultura como elementos tipicamente humanos indispensáveis à formação do indivíduo integral; fomentar o desejo pela pesquisa nas áreas, ao mesmo tempo em que se fomenta a importância das mesmas.

Também pretende-se instigar os profissionais para atuação em práticas educativas formais, ensino regular e não formais, museus, bibliotecas, ações e projetos culturais, por meio da investigação a respeito de métodos, conteúdos e procedimentos da área da cultura, arte e literatura. Visa, ainda, possibilitar a prática reflexiva do trabalho nas áreas, ampliando horizontes pedagógicos e culturais. O curso terá carga horária total de 80 horas com certificação e serão disponibilizadas 40 vagas para o CulturArte e outras 40 para o LiterArte.

Segundo o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Caciano Lima, os projetos são muito pertinentes, “visam capacitar profissionais que atuem ou pretendem trabalhar e fomentar nas áreas de Gestão Cultural nos âmbitos da Arte, Cultura e Educação; e ainda nas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. São áreas peculiares e que possuem legislações, conceitos e ações que integram teoria e prática em conjunto, tendo discussões contemporâneas que a Fundação de Cultura juntamente com seus parceiros pretendem ofertar”, pontua.

Serviço - Os cursos CulturArte e LiterArte acontecem de 5 de maio a 1º de setembro. Serrão 40 vagas disponíveis para cada curso. As inscrições já podem ser realizadas através da plataforma Sympla, por meio deste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (67) 3316-9155.

Programação -  Os cursos acontecem no primeiro sábado de cada mês das 13h30 às 17h30. Confira a programação

Veja Também

População de rua deve ficar fora do Censo 2020
Doação de órgãos é tema de evento do HU-UFGD na próxima semana
Aposta mineira fatura bolada sozinha
Projeto garante direito de criança visitar pais internados em hospital
Projeto dá prazo para hospitais notificarem violência contra mulher
Inscrições para Casamento Civil Comunitário vão até 28 de setembro
Estágio após conclusão do curso de Direito pode ser limitado a dois anos
Horário de verão pode ser proibido em todo o País
Após 46 anos, casal oficializa união na Carreta da Justiça
Multas por uso de celular ao volante crescem 33% em 2018