Menu
20 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner ALMS - Parlamento Jovem
Em MS

CulturArte e LiterArte capacitam com temas atuais que vão da arte à educação

Cursos acontecem de 5 de maio a 1º de setembro e são gratuitos

17 Abr2018Da redação09h59

Com o objetivo de capacitar interessados na arte, literatura, educação, e cultura, serão oferecidos pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dois cursos, o CulturArte e o LiterArte, dois projetos voltados para profissionais das áreas de gestão cultural, arte-educação, mediação de leitura (professores, bibliotecários, contadores de histórias, etc.) e público em geral que tenha interesse.  Os cursos acontecem de 5 de maio a 1º de setembro e são gratuitos. As inscrições já podem ser feitas por meio da plataforma Sympla, por meio deste link.

A proposta dos projetos é envolver e auxiliar os participantes na compreensão aprofundada do papel da Arte, Literatura e da Cultura como recurso sócio inclusivo e dos potenciais educativos das disciplinas e dos espaços culturais. Eles se desenvolverão em seis módulos abordando os temas mais atuais e pertinentes à formação dos participantes.

Os módulos serão presenciais no período vespertino em um sábado de cada mês, de maio a setembro (5.5, 9.6, 7.7, 11.8 e 1º.9), das 13h30 às 17h30, conforme a  programação abaixo. Ambos acontecerão nos mesmos dias, porém com turmas separadas e cada um com uma temática específica.

O intuito principal dos projetos é apresentar a arte, a literatura e a cultura como elementos tipicamente humanos indispensáveis à formação do indivíduo integral; fomentar o desejo pela pesquisa nas áreas, ao mesmo tempo em que se fomenta a importância das mesmas.

Também pretende-se instigar os profissionais para atuação em práticas educativas formais, ensino regular e não formais, museus, bibliotecas, ações e projetos culturais, por meio da investigação a respeito de métodos, conteúdos e procedimentos da área da cultura, arte e literatura. Visa, ainda, possibilitar a prática reflexiva do trabalho nas áreas, ampliando horizontes pedagógicos e culturais. O curso terá carga horária total de 80 horas com certificação e serão disponibilizadas 40 vagas para o CulturArte e outras 40 para o LiterArte.

Segundo o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Caciano Lima, os projetos são muito pertinentes, “visam capacitar profissionais que atuem ou pretendem trabalhar e fomentar nas áreas de Gestão Cultural nos âmbitos da Arte, Cultura e Educação; e ainda nas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. São áreas peculiares e que possuem legislações, conceitos e ações que integram teoria e prática em conjunto, tendo discussões contemporâneas que a Fundação de Cultura juntamente com seus parceiros pretendem ofertar”, pontua.

Serviço - Os cursos CulturArte e LiterArte acontecem de 5 de maio a 1º de setembro. Serrão 40 vagas disponíveis para cada curso. As inscrições já podem ser realizadas através da plataforma Sympla, por meio deste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (67) 3316-9155.

Programação -  Os cursos acontecem no primeiro sábado de cada mês das 13h30 às 17h30. Confira a programação

Veja Também