Menu
23 de abril de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Super Banner SEGOV - VALE UNIVERDADE
Construção Civil

Crise econômica diminuiu acidentes na construção civil

Mais de mil acidentes foram registrados entre os anos de 2012 e 2017

16 Abr2018Elaine Silva - Especial para Diário Digital08h30

“A queda no número de acidentes está ligada a crise econômica, o motivo é pelo fato do mercado estava aquecido”, informou o Juiz do trabalho Márcio Alexandre da Silva. Apesar de ter diminuído com o período de crise o número de acidente podem aumentar conforme o mercado voltar a crescer.  

Em cinco anos os números registrados alcançaram mil casos, mas ainda há aqueles que não foram registrados. Hoje (16) a Justiça do Trabalho, Ministério do Trabalho e os Centros de Referências em Saúde do Trabalhador, realizaram uma ação em conscientização em uma empresa de obras.

Na área da construção civil a categoria que tem maior caso acidentes registrados são o servente. “O ambiente é hostil, entre os anos de 2012-2017 foram registrados 200 acidentes por ano, sendo quase um por dia em dias úteis. A classe mais afetada são os serventes, a maioria do registro são deles, por conta de estarem em toda a obra. Estamos aqui para verificar as condições de trabalho, além de falar da prevenção e cuidados”, relata o procurador-chefe do MPT Leontino Ferreira de Lima Junior.

Entre os trabalhadores da construção a maioria dos acidentes acontece com homens entre 18 e 24 anos que estão em classes de baixa remuneração. “Um acidente de trabalho gera muito sofrimento de 10 trabalhadores que sobre acidente ao ano, 40 estão inválidos”, informa o Juiz.

Segurança–  O primeiro fiscal é o trabalhador, ele tem que chegar e conferir sua área de trabalha, além de cobrar da empresa os equipamentos de segurança coletivo e individual, além dos treinamentos disponibilizados pela empresa, assim os números de acidentes acontecem de maneira reduzida, esse é o objetivo da visita técnica.

Abril Verde -  A ação faz parte do Movimento Abril Verde, campanha de âmbito nacional que pretende alertar a sociedade para a importância de prevenção de acidentes e doenças decorrentes da atuação profissional.

Veja Também

Clima Terça-feira de chuva em todas as regiões de MS Inmet prevê meteorologia é de temperatura não ultrapassando os 26°C
‘Cozinha Experimental’ realiza duas edições na Capital nesta semana
Sobe para 24 número de mortos na tragédia na Muzema, no Rio
Escolagov promove capacitação com padrões internacionais
Com devolução de aviões, Avianca cancela mais voos em todo País
Estrada implantada no Pantanal recebe cascalhamento
Detran esclarece sobre a Permissão Internacional para Dirigir
Vereadora acusada de integrar facção tem liberdade negada
Prefeitura libera tráfego na Avenida Ernesto Geisel com a Bonsucesso
Alunos que tiveram a isenção no Enem negada podem recorrer