Menu
16 de outubro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner CCR-MS Via
Interior

Corumbá inicia campanha de vacinação antirrábica

Meta é vacinar cerca de 18 mil cães e a média de 4 mil gatos na zona urbana

13 Jun2018Da redação16h55

Desde segunda-feira, 11 de junho, agentes da Saúde de Corumbá visitam domicílios com cães e gatos para vacinação contra raiva. A campanha está sendo realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A pretensão é vacinar cerca de 18 mil cães e a média de 4 mil gatos na zona urbana. Como o vírus da raiva ainda está em circulação na cidade, o Município trabalha nessa campanha com perspectiva de realizar o serviço na zona rural.

A campanha conta com apoio de vinte militares do Exército e, para o sucesso da ação, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses ofereceu, na sexta-feira, 08 de junho, capacitação para eles. O objetivo foi orientá-los com relação à conduta nas casas, o procedimento correto, a manipulação do material e conservação, abordagem da população, perfil do animal que pode ou não ser vacinado e como será feito o inquérito canino em alguns bairros. A capacitação também foi direcionada aos agentes de endemias (servidores do CCZ, do Centro de Controle de Vetores e da Vigilância Ambiental) da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação vai começar pelo bairro Nova Corumbá, já que foi o primeiro da última campanha. Guatós, Cristo, Popular Velha, Universitário, Aeroporto, Popular Nova e Guarani são bairros em que serão realizados o inquérito canino. Esse inquérito é feito em determinadas áreas do município para coleta de sangue e diagnóstico de leishmaniose. “A gente faz o levantamento dos últimos três anos, como fizemos agora, pegamos os locais onde houve notificação humana de leishmaniose e vamos fazer o inquérito canino nessas áreas”, explicou Walkíria Arruda, veterinária chefe do CCZ. A previsão é que a campanha de vacinação seja realizada em 30 dias úteis.

Veja Também

Servidora pública que estava desaparecida é encontrada em Caarapó
Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro
Sicredi Centro-Sul MS realiza 3º sorteio da promoção
Em Três Lagoas, prefeitura vacinará cães e gatos no sábado
Exposição Culturas Indígenas valoriza a diversidade étnica
Prefeitura convoca 16 médicos para reforçar atendimento
Clima Altas temperaturas e chuva prosseguem em MS Céu nublado em algumas regiões e chuvas em áreas idoladas
Mutirão em Água Clara consegue a baixa de 1.540 processos
Faltam 15 dias para o desligamento do sinal analógico de TV
Fazendeiro é multado por derrubar árvores nativas para plantar lavoura