Campo Grande •28 de Fevereiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Terça, 11 de Outubro de 2016 - 13h50Compositor cria 172 músicas para a mesma novela e bate recordeDaniel Figueiredo é o responsável pela trilha de ‘Os Dez Mandamentos’

Os temas são uma das maiores ferramentas para ajudar a  contar a história de uma novela e amplificar o sentimento que o diretor quer  passar.
Os temas são uma das maiores ferramentas para ajudar a contar a história de uma novela e amplificar o sentimento que o diretor quer passar. (Foto: Foto: Arquivo Daniel Figueiredo)

O produtor musical e empresário do Rio de Janeiro (RJ), Daniel Figueiredo é o Compositor com mais temas em uma novela do país, recorde reconhecido pelo Rankbrasil. Ele assina 172 músicas que são tocadas em ‘Os Dez Mandamentos’, exibida pela Rede Record pela primeira vez entre 23 de março e 23 de novembro de 2015.

De acordo com Daniel, as principais dificuldades em criar tantas canções para uma mesma novela, são ás diferenças necessárias para cada núcleo (reinos, tribos, eventos, etc) e o prazo é sempre apertado. “Também tem a responsabilidade de estar fazendo algo tão sério e de grande repercussão, que será eternizado”, destaca.

Daniel conta que tinha experiência no assunto. Ele já havia feito a trilha da primeira série bíblica da Record, ‘A história de Ester’ e tempos depois realizou a da ‘José do Egito’, com Alexandre Avancini, o mesmo diretor de ‘Os Dez Mandamentos’ e com a mesma autora, Viviam de Oliveira. “Esta minissérie teve ótima repercussão de público e crítica, e apesar de muito mais difícil, estávamos seguros para fazer uma novela bíblica”.

O produtor musical começou a criar as canções cerca de dois meses antes de a novela ir ao ar e continuou até o final. A obra mais curta é ‘Avistando’, com 35 segundos e a mais longa, ‘Felicida’, com sete minutos. De acordo com o Daniel, a música ‘Giga’ é até hoje a mais ouvida em seu canal no soundcloud. “Recebi comentários muito emocionantes sobre a canção: algumas pessoas me disseram que a colocava para tocar durante suas orações por se sentirem ainda mais conectadas com Deus”.

Segundo Daniel, os temas são uma das maiores ferramentas que o diretor tem para ajudar a contar a história e amplificar o sentimento que quer passar com determinada cena. “Uma novela, série ou filme normalmente é assistido apenas uma vez, mas quando as pessoas gostam das canções que foram criadas para um específico produto, elas escutam as mesmas centenas de vezes pelo resto da vida. O compositor explica que por isso a música ajuda a promover e manter vivo na lembrança determinado produto.

Além da composição dos temas, o recordista ajudou a criar 209 fonogramas de ‘Os Dez Mandamentos’, onde figura como intérprete, músico acompanhante e produtor fonográfico. Pelo título conquistado junto ao RankBrasil, comenta que a novela está quebrando recordes em vários segmentos. “Achei muito importante registrar e celebrar o recorde também na área musical”, ressalta.

Veja Também
TJ poderá julgar ações repetitivas sobre cobrança de ICMS na energia
Oscar 2017 é marcado por gafe histórica e críticas a Trump
Carro alegórico que atropelou 20 na Sapucaí é periciado
Bancos só reabrem para atendimento ao público na Quarta de Cinzas
Capital vai autorizar 980 motoristas do Uber
Prefeitura divulga escala médica da rede pública para esta segunda
Concurso de fantasias para pets movimenta centro de compras
Três vítimas de acidente com carro alegórico no Rio permanecem internadas
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017 - 10h21Feira florestal vai movimentar mais de R$ 60 milhões Três Lagoas Florestal começa no dia 28 de março para aproximar empresários
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017 - 07h31Possibilidade temporal em todo estado Na Capital os termômetros não devem superar a marca de 30°
Ótica Diniz
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento