Menu
19 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Educação

Começa hoje a 71ª Reunião Anual da SBPC

Evento terá participação de pesquisadores renomados, nacionais e internacionais

21 Jul2019Da redação12h05

Começa hoje  (21), a 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de divulgação científica da América Latina. A cerimônia de abertura, que é aberta ao público, será às 18h no teatro Glauce Rocha na universidade. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para participar das atividades que se realizam até o dia 27 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

As inscrições para o evento, que podem ser feitas no site, até 26 de julho até as 12h, ou presencialmente, às 14h. Mesmo quem se inscrever online,precisa passar na secretaria de credencialmente. O evento é aberto a todos, mas a inscrição, que é gratuita, é obrigatória para quem tiver interesse em receber certificado.

Com o tema "Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social", a SBPC leva à capital sul-mato-grossense uma programação entusiasmante, com mais de 250 atividades, e a participação de pesquisadores renomados, nacionais e internacionais, e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I.

A programação científica se soma às atividades da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Educação. No total, serão realizadas, ao longo da semana, 67 conferências, 59 mesas-redondas, 40 encontros, 16 rodas de conversa, 09 sessões especiais, 05 palestras, 04 assembleias e 03 oficinas. Além disso, serão oferecidos 44 minicursos, com carga horária de 8 horas, em diversas áreas do conhecimento.

Entre os destaques da programação está o lançamento, no dia 22, da edição 2019 da Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, estudo realizado pela SBPC, junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento contará também com uma conferência do ministro Marcos Pontes, na sexta-feira, 26 de julho.

O tema do evento deste ano permeará grande parte das discussões propostas na programação, como as sessões "Biodiversidade e bioeconomia: riscos, oportunidades e o impasse brasileiro", "Os impactos econômicos e sociais da ciência e tecnologia", entre outras, que debaterão o potencial da biodiversidade brasileira, a flora do Mato Grosso do Sul, as mudanças climáticas, a bioeconomia como projeto mobilizador nacional e a cooperação internacional em pesquisa.

A situação política atual do País será debatida em diversas sessões. Entre elas, serão apresentados balanços das ações do novo governo em C&T, Educação e em questões sociais. Estão programados ainda debates sobre "A crise da democracia no Brasil" e "Como a ciência pode contribuir para as políticas públicas".

As celebrações importantes da ciência em 2019 também terão sessões especiais, como uma homenagem aos 20 anos da Plataforma Lattes, ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, os 150 anos da Tabela Periódica, os 250 anos de Alexander von Humboldt, os 50 anos da Descoberta dos Quark e o Centenário do Eclipse de Sobral, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

Sessão de pôsteres

A programação da Sessão de Pôsteres deste ano contará com 682 trabalhos, que serão apresentados de 22 a 25 de julho no Ginásio Moreninho. Do total, 449 trabalhos são relativos a pesquisas científicas, experiências e práticas de ensino-aprendizagem, submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, estudantes e professores de ensino básico e profissionalizante. Outros 227 trabalhos foram encaminhados por 33 instituições para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). Na Sessão de Pôsteres, também participarão de forma especial seis vencedores da 16ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

SBPC Jovem

A SBPC Jovem acontece paralelamente à programação científica da Reunião Anual desde 2003, com o objetivo de promover a aproximação de estudantes e população geral com o conhecimento científico. A atividade é aberta ao público, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h.

Entre os destaques deste ano, está um planetário e mostras de astronomia e robótica. Os visitantes poderão participar de atividades lúdicas e interativas, como as oferecidas pelo espaço da Fiocruz do Mato Grosso do Sul, que levará ao espaço uma linha de passatempos e jogos voltados ao tema saúde. Já a Sociedade Brasileira de Física (SBF) levará experimentos de química, física e matemática, voltados às sensações como tato e olfato.

SBPC Afro e Indígena

A SBPC Afro e Indígena traz para a programação da 71ª RA da SBPC o enfoque nas discussões relacionadas aos povos negro e indígena. Contará com mesas-redondas, conferências, rodas de conversas e oficinas. A programação também incluirá a exposição de "Cerâmica e fotografias de povos indígenas no Mato Grosso do Sul".

SBPC Cultural

Composta por diversas manifestações artísticas e culturais, as atividades da SBPC Cultural serão realizadas ao longo de toda a semana, promovendo a integração entre as pessoas da cidade e os participantes da 71ª Reunião Anual. Entre os destaques da atividade estão a apresentação teatral do Projeto Leishmania Não, o grupo musical Siriri de Corumbá e a Camareta Cordas UFMS, com a regência da professora Ana Lucia Gaborim, entre outros. As atividades da SBPC Cultural acontecem majoritariamente entre 12h e 13h e entre 18h e 20h em todos os dias do evento.

Dia da Família na Ciência

Com a intenção de atrair as famílias e toda a comunidade para participar do evento na Universidade, a 71ª RA se encerra no sábado, 27 de julho, com o "Dia da Família na Ciência". O dia será permeado de atrações oferecidas pela SBPC Jovem e ExpoT&C, além de apresentações de balés do grupo Nedem/UFMS, e o Projeto Coral Infantil da UFMS, do Coral da Unapi/UFMS e do Trio Zabumba Morena.

A Reunião Anual

A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil (veja o vídeo institucional). Atualmente tem 142 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de 5 mil sócios ativos. A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, com os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Veja Também