Geral
Com app, Detran-MS dá comodidade aos usuários
Quinta-feira, 18 Abril de 2019 - 14:37 | Redação
Com objetivo de diminuir a quantidade de filas o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) lançou, no finalzinho de 2018, um aplicativo que entrega comodidade e facilidade literalmente nas mãos de seus usuários. Disponível para tablets e smartphones do sistema Android e IOS, a ferramenta permite que serviços como consulta de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), débitos, multas registradas no veículo e geração de código de barras para pagamento de dívidas possam ser feitas sem a necessidade de deslocamento até uma agência do órgão.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Roberto Alencar, “hoje temos o início para a disponibilização do máximo de serviços on-line possíveis”. As funções apresentadas para uso no aplicativo ainda são bastante limitadas, mas já colaboram com a eliminação de transtornos como deslocamento e espera em filas, que segundo Robson, é o grande objetivo da invenção.
Além de fazer consultas, pagamentos de multas e licenciamentos e obter informações sobre a CNH, o aplicativo também disponibiliza endereços dos postos de atendimento mais próximos do usuário e o horário de funcionamento em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
Em quatro meses de atividade o app têm recebido feedback bastante positivo em relação ao seu funcionamento, mas a cobrança de usuários por novos serviços é frequente. Segundo Robson essa é uma melhoria que certamente será realizada, serviços como agendamento on-line e consulta de gravame devem ser posteriormente incluídos no aplicativo do Detran-MS.
Facilidade – Ao explicar as utilidades do aplicativo o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS narrou duas situações em que o uso da ferramenta pode “salvar o dia”. A primeira situação é sobre o pagamento de boletos referente à dívidas com o Departamento de Trânsito, a necessidade de impressão de papéis e deslocamento até um local que receba pagamento em boletos pode ser aniquilada da vida do usuário do aplicativo. O código de barras pode ser copiado no próprio app do Detran-MS e pago diretamente no aplicativo do banco em que o usuário é cliente.
Já a segunda situação pode interessar ainda mais os usuários, Robson explicou em entrevista oferecida ao Diário Digital que caso o indivíduo seja parado em uma blitz e tenha o veículo recolhido por falta de pagamento o aplicativo do Detran-MS pode ser a solução para o problema. Se existir condição de pagamento imediato da dívida este pode ser feito em tempo real. O comprovante de pagamento apresentado no final do processo deve ser mostrado à autoridade presente e assim o automóvel será liberado na hora.
Adiantando os lados – A maior parte do processo de renovação da Carteira Nacional de habilitação (CNH) pode ser feita diretamente pela internet através do site do Detran-MS. Esta também é uma maneira de diminuir e evitar a existência de gigantescas filas.
Também já existe a opção de documentação virtual. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponibiliza o formato oficial de documentos, com este app a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) podem ser apresentados à autoridades de maneira válida através da tela de um celular, mas antes é necessária validação pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e posteriormente pelo Detran.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital