Menu
19 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Desânimo

Cientistas discutem o futuro da ciência

Reunião anual da SBPC começa hoje em Belo Horizonte

16 Jul2017Da redação com Agência Brasil14h31

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) dá início hoje (16), em Belo Horizonte, à sua 69ª Reunião Anual. O evento, que a cada ano ocorre em um estado diferente, têm como objetivo debater políticas públicas e difundir os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento. As atividades ocorrerão no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vão até 22 de julho. Os organizadores esperam receber cerca de 10 mil participantes por dia. A reunião da SBPC é considerada o maior evento científico do hemisfério sul.

O tema desta edição é “Inovação – Diversidade – Transformações”. Estarão em destaque debates sobre inovação tecnológica, biodiversidade, biotecnologia, entre outros temas. A abertura oficial será realizada às 18h. Ao longo dos próximos dias, estarão em discussão assuntos como os novos descobrimentos sobre doenças como zika e chikungunya, o potencial de mutação dos vírus emergentes, os avanços nos direitos territoriais dos povos indígenas, a vigilância nas redes sociais, a reforma do ensino médio e os efeitos da maconha. São mais previstas 69 conferências, 82 mesas-redondas e 55 minicursos, além de assembleias, reuniões de trabalhos e outras atividades. Com exceção dos minicursos, que têm vagas limitadas, toda a programação é aberta ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Na terça-feira (18), ocorrerá a entrega do 14º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e do 6º Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte. Além disso, cerca de 26 instituições como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais estarão com estandes para apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Haverá ainda a exibição dos pôsteres científicos selecionados para o evento. São 871 trabalhos ao todo. A cada dia, entre 17 e 21 de julho, 174 serão expostos. Haverá premiação dos melhores pôsteres por área de conhecimento. Criada em 1948, a SBPC dedica-se à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, a entidade tem 127 sociedades científicas associadas, de todas as áreas do conhecimento.

Veja Também

MPE tenta garantir a proteção do idoso no momento da internação
Acadêmicos da UFMS devem se cadastrar para passe do estudante a partir do dia 20
Fazendeiro é multado em R$ 47 mil por desmatamento
Ministro da Segurança anuncia Fronteira Segura
Brasil tem 677 casos de sarampo confirmados, diz Ministério da Saúde
Morte Garoto de 12 morre em acidente Carro da família colidiu de frente com ônibus
Campo Grande terá 36° de calor
Pacientes do SUS vão receber notificações de consulta pelo celular
Projeto proíbe descrição indevida do leite em embalagens de alimentos
CCZ agenda castração de felinos nesta sexta-feira