Menu
21 de setembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Clima

Chuva significativa só em Setembro, diz especialista

Data estimada de chuva significativa para o Estado é entre os dias 7 e 8 de setembro

24 Ago2019Da redação07h00

Mato Grosso do Sul só terá chuva significativa entre os dias 7 e 8 de setembro. É o que afirma a especialista em meteorologia, e coordenadora do Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima (Cemtec), Francine Rodrigues.

“A data estimada de chuva significativa para o Estado, conforme o modelo de previsão numérica NOAA/EUA (National Oceanic and Atospheric Administration), é entre os dias 7 e 8 de setembro”.

Porém nos modelos nacionais oficiais, até dia 30 de agosto, não há indício de chuvas, conforme a especialista. “Apenas nebulosidade significativa no início da semana, porém com predomínio de sol, e zero expectativa de chuvas”, pontua.

Sobre o temporal que atingiu a região de fronteira na última quinta-feira (22.08), provocando queda de arvores, e gerando expectativa de se expandir para as demais regiões, a meteorologista explica que o fenômeno foi isolado. “O Brasil central está sobre predomínio de um sistema anticiclonico a médios níveis, popularmente conhecido como massa de ar seco, que é comum no outono e inverno, e reduz a umidade, elevando as temperaturas, consequentemente, impedindo a formação de chuvas” detalha.

Conforme o monitoramento do Cemtec, o município de Sete Quedas ocupa o topo do ranking da estiagem, e já contabiliza 57 dias sem chuva. Na sequência vem Santa Rita do Pardo, com 49 dias sem chuva, e Corumbá com 48 dias.  

Previsão - Para este sábado (24.08) a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de névoa seca e baixa umidade do ar. O tempo segue firme com predomínio de sol em grande parte do Estado, com temperaturas entre 13°C e 38°C. O índice de umidade do ar será de 70% durante a madrugada e pela manhã, porém nos períodos mais quentes do dia ficam na casa dos 20%.

Na Capital, o tempo ficará nublado a claro com névoa seca. E os termômetros podem registrar mínima de 18°C e máxima de 34°C. Confira a previsão para alguns municípios do Estado no mapa.

(Com informações da assessoria de imprensa do Cemtec)

Veja Também

Unidade do Fort Atacadista comemora aniversário com ofertas
Em prol do Dia da Árvore loja distribui mudas em Dourados
Polícia Militar Ambiental resgata gambá de incêndio na Capital
Campanha Setembro Verde une áreas da saúde e das artes no MARCO
Loja de Campo Grande realiza desfile em prol das onças pintadas
Capital tem chuva rápida em várias regiões
Deputado Eduardo Rocha solicita melhorias na BR-262
Influenciadores são entrevistados na Rede MS
Capital recebe melhor conceito em turismo
Secretaria de Saúde divulgada horário de funcionamento de unidades vinculadas