Menu
18 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Internacional

China quer negociar tratado de livre-comércio com Mercosul e Uruguai

Declarações foram feitas nesta segunda-feira 7

7 Ago2017Agência Brasil16h38

O conselheiro econômico e comercial da Embaixada da China no Uruguai, Zhou Quan, declarou nesta segunda-feira à agência de notícias EFE que o país asiático tem "intenções de negociar um tratado de livre comércio (TLC) com o Mercosul e o Uruguai".

Sobre a possibilidade de um TLC entre China e Uruguai, o diplomata destacou que "o governo chinês sempre tem uma atitude muito positiva e aberta para assinar um tratado que possa promover ainda mais as relações comerciais e econômicas com o Uruguai".

"A questão é que o Uruguai também faz parte do Mercosul, então, dentro desse bloco é preciso cumprir algumas condições ou assinar alguns documentos com eles para possibilitar um TLC", explicou.

Em relação a esta situação, o representante chinês concluiu que existem duas possibilidades: "ou que ocorram negociações entre Mercosul e China ou avançar [em um TLC com] o Uruguai, mas com o respaldo dos outros países-membros".

O diretor da região Ásia, África e Oceania do Ministério de Relações Exteriores uruguaio, Alberto Fajardo, também ressaltou a possibilidade de um TLC ao apontar que "o desejo de todos os parceiros do Mercosul é o de, eventualmente, assinar um acordo comercial com a China".

Fajardo disse que "houve o desejo de estabelecer e assinar um acordo de livre-comércio [com a China]", mas que a negociação precisou ser adiada "por ser um tema que necessita ser coordenado com os parceiros no Mercosul".

Ambos os diplomatas fizeram estas declarações depois de inaugurar o seminário Cooperação Técnica e Econômica da China e sua Política Externa, que ocorre em Montevidéu até 11 de agosto.

Veja Também

Pacientes do SUS vão receber notificações de consulta pelo celular
Projeto proíbe descrição indevida do leite em embalagens de alimentos
CCZ agenda castração de felinos nesta sexta-feira
Juiz de Dourados ocupará a vaga de desembargador falecido no TJMS
População poderá votar em temas sobre segurança pública no TJ
Três entidades são declaradas de utilidade pública em MS
Situação de haitianos em Corumbá é gravíssima, diz OAB
Lei preserva Parque dos Poderes
Inovação Pacientes do SUS vão receber notificações de consultas pelo celular Com a última atualização do e-SUS AB, os usuários passam a receber notificações de consultas agendadas.
Carro foi parar dentro córrego