Campo Grande •20 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Águas Guariroba - Campanha Águas Faz Mais

Agência Brasil | Segunda, 7 de Agosto de 2017 - 16h38China quer negociar tratado de livre-comércio com Mercosul e UruguaiDeclarações foram feitas nesta segunda-feira 7

(Foto: Reprodução/Internet)

O conselheiro econômico e comercial da Embaixada da China no Uruguai, Zhou Quan, declarou nesta segunda-feira à agência de notícias EFE que o país asiático tem "intenções de negociar um tratado de livre comércio (TLC) com o Mercosul e o Uruguai".

Sobre a possibilidade de um TLC entre China e Uruguai, o diplomata destacou que "o governo chinês sempre tem uma atitude muito positiva e aberta para assinar um tratado que possa promover ainda mais as relações comerciais e econômicas com o Uruguai".

"A questão é que o Uruguai também faz parte do Mercosul, então, dentro desse bloco é preciso cumprir algumas condições ou assinar alguns documentos com eles para possibilitar um TLC", explicou.

Em relação a esta situação, o representante chinês concluiu que existem duas possibilidades: "ou que ocorram negociações entre Mercosul e China ou avançar [em um TLC com] o Uruguai, mas com o respaldo dos outros países-membros".

O diretor da região Ásia, África e Oceania do Ministério de Relações Exteriores uruguaio, Alberto Fajardo, também ressaltou a possibilidade de um TLC ao apontar que "o desejo de todos os parceiros do Mercosul é o de, eventualmente, assinar um acordo comercial com a China".

Fajardo disse que "houve o desejo de estabelecer e assinar um acordo de livre-comércio [com a China]", mas que a negociação precisou ser adiada "por ser um tema que necessita ser coordenado com os parceiros no Mercosul".

Ambos os diplomatas fizeram estas declarações depois de inaugurar o seminário Cooperação Técnica e Econômica da China e sua Política Externa, que ocorre em Montevidéu até 11 de agosto.

Veja Também
Governo assina mais de R$ 9 milhões em contratos
Terça, 20 de Fevereiro de 2018 - 12h48MEC lança até março edital para formação de professores Ingresso no estágio supervisionado será feito ao longo da graduação
Servidores ativos já podem preencher PGDI
Chuva causa danos em cidades do interior
Alunos do Sesi criam bengala eletrônica
Terça, 20 de Fevereiro de 2018 - 06h30Chuva durante todo o dia Há risco de ocorrência de temporais em todas as regiões do estado
ProUni: selecionados têm até dia 23 para comprovar dados
Secretário-geral da ONU se diz
Corumbá abre inscrições para Academia de Música Manoel Florêncio
Como aproveitar nota do Enem para vestibulares 'fora de época'?
Square notícia uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento