Menu
18 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Cidadania

Chefe do Detran e PRF acertam continuidade do Festival de Trânsito

Evento é realizado pela PRF em parceria com Detran-MS e Secretaria de Cultura

7 Set2017Da redação15h39

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) Roberto Hashioka e o   superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) inspetor Luiz Alexandre Gomes da Silva discutiram, nesta semana, a continuidade da parceria entre os órgãos e o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).

O Festival é realizado pela PRF em parceria com o Detran-MS e a Secretaria de Cultura e Cidadania do Estado, e tem como objetivo estimular a produção teatral estudantil e criar condições para se pensar no comportamento de cada um em relação às regras que regem o trânsito de veículos, condutores e pedestres.

Em Mato Grosso do Sul este ano está sendo realizada a 8º edição do Festival, que contou com a participação de 27 municípios. Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka, o Fetran possibilita o envolvimento de pais, alunos e professores na conscientização em prol de um trânsito mais seguro.  

“O Festival trabalha o trânsito de forma lúdica, no cotidiano assumimos diversos papéis, em diferentes momentos: pedestre, passageiro, condutor. E é valido todo o esforço destas crianças em debaterem o tema durante o ano todo”, afirma Hashioka.

Desde sua criação, o festival vem sendo realizado em vários municípios do Estado, sendo que neste ano de 2017, estão participando 27 municípios e 130 escolas no âmbito Estadual e Municipal, envolvendo um público de aproximadamente 20.000 pessoas.

“Nós estamos utilizando o teatro como ferramenta para sensibilizar crianças e adolescentes da necessidade de conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro e pacífico”, ressalta Luiz Alexandre Gomes da Silva, superintendente da PRF.

O encerramento da 8º edição do Festival acontece no dia 18 de setembro, às 8h, no Teatro Glauce Rocha em Campo Grande. Participou da reunião a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Marlene Alves Rondom.

Fetran -  Criado em 2004, com início no Mato Grosso do Sul em 2010, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

 

Veja Também

Prefeitura entrega cobertores para famílias carentes da Capital
Seja Digital intensifica agendamentos nos CRAS  a partir de segunda
Entidades de classe defendem Plano Diretor da Capital
Comissão aprova vacinação obrigatória e gratuita contra leishmaniose
Curso orienta sobre alimentação e não desperdício de alimentos
Limpeza em lagoa resulta na retirada de 50 sacos de lixo
Incêndio destrói depósito de recicláveis
Portugal libera uso da maconha para fins medicinais
Médico lança 'Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador'
Obras e projetos anunciados para a Capital