Menu
20 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Campo Grande

Ceinf´s da Capital recebem brinquedos produzidos por detentos

Projeto 'Educação Lúdica com Brinquedos' fez sua primeira entrega de 2018 nesta quarta

14 Mar2018Da redação19h00

Brinquedos pedagógicos produzidos por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande voltaram a alegrar crianças de Ceinfs da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Desenvolvido pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o projeto “Educação Lúdica com Brinquedos” fez sua primeira entrega de 2018 nesta quarta-feira (14), no Ceinf “Bom Pastor”, no bairro Estrela do Sul, beneficiando 131 crianças.

O projeto consiste em associar o trabalho filantrópico ao de reinserção de custodiados da Máxima, já que incentiva a ocupação do tempo do detento com uma atividade produtiva.

Os alunos ganharam carrinhos de madeira, jogos educativos, bolas e bonecos de crochê, que despertam a atenção e a criatividade das crianças. O projeto é realizado há quase três anos. Em 2017 foram beneficiados três Ceinfs.

No total, nove unidades receberam as peças, que visam estimular o processo de aprendizagem das crianças, incentivando a coordenação motora e os sentidos.

Entidades e instituições têm contribuído doando material para a produção dos brinquedos. Ano passado, por exemplo, uma campanha foi encabeçada pela promotora Renata Ruth Góia, do Ministério Público do Estado, e que rendeu 70 novelos de linha de crochê.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que prestigiou a entrega dos brinquedos, destacou a importância social do trabalho. “Com esse projeto os detentos podem mostrar para a sociedade que estão sendo produtivos, beneficiando crianças que terão um importante recurso pedagógico para contribuir com seu aprendizado”, disse.

O presidente da Agepen, Audi de Oliveira Chaves, também destaca a questão de tirar os detentos da ociosidade. “É muito importante porque vemos a felicidade e o quanto podemos ajudar a sociedade e também o quanto o interno pode colaborar para levar às crianças a possibilidade de aprender brincando”, ressaltou.

Pai da pequena Ana Beatriz, da creche 1, o promotor de vendas Fernando Celso Rodrigues, aprovou a qualidade das peças entregues. “É muito gratificante ver o trabalho deles. Os brinquedos são bem trabalhados e desenhados”, afirmou.

Para a diretora do Ceinf Bom Pastor, Edina Bana, ensinar através do lúdico é primordial para as crianças na faixa etária atendida nos Ceinfs. Nesse contexto, os brinquedos entregues pela Agepen só têm a somar ao processo pedagógico.

“O lúdico para a criança é prioridade, pois brincando ela aprende mais conteúdo e mais rápido. Além disso, os brinquedos dão aos professores, a possibilidade de planejarem uma aula mais prazerosa”, concluiu.

Veja Também

Terceira agência digital do País é inaugurada
Projeto proíbe exibição de animais silvestres em zoológicos, aquários e parques
Manutenção do Parque das Nações será feita com veículo elétrico
Prefeitura abre inscrições para desfile cívico de 26 de Agosto
Arraial do Banho de São João começa nesta quinta em Corumbá
Helicóptero da PM transporta peão a Santa Casa
Campo Grande receberá próxima etapa da Copa Truck
Após reportagem, indígenas de Dourados recebem cobertores
Governo divulga nota de pesar pela morte de ex-presidente da Agepen
Trânsito CCR MSVia prossegue com obras na BR-163/MS Em caso de chuvas, as obras serão suspensas