Menu
21 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner FIEMS - Mês da Industria
Educação

CEI Zedu aposta na tecnologia para enriquecer a prática pedagógica

Tablets fazem parte do Projeto Educação Digital

25 Ago2017Da redação12h04

O Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu) aposta na tecnologia como aliada à prática pedagógica e inicia um projeto com a utilização de tablets. Em ato realizado nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação (SED) entregou para a equipe pedagógica 30 tablets educacionais, de 10 polegadas, para serem usados na aprendizagem, com uma proposta lúdica, familiarizando as crianças com as ferramentas de tecnologia, privilegiando a construção do conhecimento de forma coletiva e cooperativa e fomentando a educação científica e a prática de pesquisa.

Para otimizar a utilização dos tablets, promovendo cada vez mais a integração das tecnologias no ambiente escolar e a inclusão digital dos estudantes dessa etapa de ensino, os professores do CEI participaram de uma oficina sobre o uso do tablet educacional. Além disso, a SED inovou ao lotar uma professora gerenciadora de Tecnologias (Progetec) no Zedu, profissional responsável por auxiliar os docentes e estudantes quanto ao uso pedagógico dos recursos tecnológicos da unidade escolar.

De acordo com o coordenador de Tecnologia Educacional da SED, Paulo Cézar Rodrigues dos Santos, a relação entre crianças e tecnologia divide opiniões. “Alguns psicólogos dizem que não se deve proibir, mas entendem que é preciso haver certo controle sobre esse uso. O ideal é sempre expor a criança a diversos tipos de estímulos, diversificar suas atividades e incluir o uso da tecnologia apenas como uma pequena fração dos seus dias. Para isso, a Progetec está aqui, para que junto aos professores promova essa integração, respeitando o desenvolvimento saudável de cada criança”, explicou.

Os tablets fazem parte do Projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets do Ministério da Educação (MEC), que visa atender a proposta da integração das Tecnologias e Recursos Midiáticos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado).

Veja Também

Rodovia que 'esfarelou' fica pronta em agosto
Simted suspende greve que iniciou na sexta-feira, dia 18
Dourados receberá Caravana da Saúde Indígena em junho
Campanha de Vacinação já imunizou 129 mil pessoas, diz prefeitura
Projeto estabelece o rastreamento precoce de doenças
Programa Universitário Cidadão tem início em Três Lagoas
Defesa Civil do Estado avalia impactos da cheia do Pantanal
Câmara conclui votação da regulamentação da profissão de físico
EUA acusam aliado de Maduro de narcotráfico e impõem sanções
Projeto endurece pena para homicídio contra população LGBT