Campo Grande • 03 de dezembro de 2016 • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | segunda, 26 de setembro de 2016 - 17h26CCR MSVia promove mudança de ninho de bem-te-vi para salvar filhoteAção se deu nas imediações do km 430 da BR-163/MS, na periferia da Capital

  
(Foto: Divulgação/CCR MSVia)
  • (Foto: Reprodução/CCR MS Via)

A CCR MSVia promoveu a mudança de localização de um ninho de bem-te-vis (Pitangus sulphuratus) que estava correndo risco no eixo da rodovia. A ação se deu nas imediações do km 430 da BR-163/MS, na periferia de Campo Grande. Chamada de translocação, a operação foi um sucesso e permitiu transferir o ninho, que estava instalado em um pórtico de placa de sinalização aérea, para uma árvore às margens da rodovia.

Segundo o engenheiro Michel Klaime Filho, gestor de Meio Ambiente da CCR MSVia, a operação foi necessária dado risco para o filhote, que poderia cair na pista de rolamento. “Estudamos a possibilidade de isolar a estrutura e deixar o ninho no local, até que o filhote estivesse apto a sair, mas isso não era seguro”, diz Klaime Filho. “Quando o filhote iniciasse o treino para voo, poderia cair na pista, correndo o risco de ser atropelado”.

A opção foi translocar o ninho para uma árvore próxima à estrutura da placa, de maneira a que os pais pudessem identificar a mudança e continuassem a cuidar do ninho. “A transferência foi feita da melhor maneira possível, com o apoio de uma grua e de escadas especiais e, durante todo o tempo da operação, os pais sobrevoaram o local, fiscalizando nossa ação”, conta o engenheiro.

O ninho agora está sendo observado pelos técnicos contratados pela CCR MSVia, veterinária Maíra Cristina Nogueira e o biólogo Matteus Campos Rocha, que estão avaliando o real interesse dos pais pelos cuidados com o filhote.

“O sucesso da translocação do ninho depende do interesse dos pais, tendo em vista que, mesmo sendo realizado por profissionais experientes, a mudança de local pode resultar no abandono do ninho”, informa Klaime Filho. “Torcemos para dar certo”.

Veja Também
Governo quer parcerias para concluir Aquário do Pantanal
Bombeiros resgatam homem que estava perdido em mata
Após velório em estádio, corpos de heróis da Chapecoense seguem para suas cidades-natal
Legado dos Jogos Olímpicos reforça segurança de MS
Deficientes físicos cobram acessibilidade e saúde
Bolívia denuncia funcionária que revisou e autorizou voo da Chape
Escola General Osório recebe Selo de Qualidade da Água
Policiamento reforçado cobrirá todas as regiões da Capital
Deputado propõe Frente Municipal de combate ao Aedes aegypti
square noticias uci
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2016 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento