Menu
21 de agosto de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Studio Center - Black Friday da Fronteira 2018
Saúde

‘Cassems Itinerante’ leva atendimento especializado a três municípios

Objetivo principal do programa é amenizar dificuldades encontradas pela população do interior

11 Jan2018Da redação20h00

O programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante” ´inicia o cronograma de atendimento deste ano levando atendimento especializado até Coxim, Corumbá e Dourados no próximo fim de semana e início da próxima. O objetivo principal do programa é amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do Estado no acesso à medicina especializada, nos locais onde não há disponibilidade desses serviços na Rede Própria ou na Credenciada.

Na sexta-feira (12), a geriatra Ana Paula Penaforte atende em Coxim. No sábado (13), Corumbá recebe atendimento com a psiquiatra Letícia Soares, com a nutricionista Melissa de Andrade e com a geriatra Aline Eloisa Mendes. Também no sábado, Dourados recebe atendimento com a neurologista Tatiane Novais e com o psiquiatra Antônio de Carvalho. Na segunda-feira (15), o neurocirurgião Donald Remberto atende em Corumbá.

O “Cassems Itinerante” foi criado em 2013 e, desde então, já levou medicina especializada até Aquidauana, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim, Miranda, Naviraí e Três Lagoas. A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que o sucesso do programa depende muito da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. A diretora afirma ainda que antes de escolher as cidades que irão receber o programa, é feito um levantamento sobre a demanda de cada município.

“Nós criamos o cronograma do programa sempre baseado nas necessidades locais, analisando a viabilidade administrativa e também do profissional e, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”, explica a diretora.

Uma das profissionais que participam do programa, a nutricionista Melissa de Andrade explica que uma alimentação saudável aliada a prática esportiva ajuda no tratamento de muitas doenças.

“A gente direciona o atendimento para que ele continue esse tratamento com a nutricionista responsável e para que ele venha a ter uma alimentação mais equilibrada para tratar ansiedade, depressão e qualquer outro tipo de transtorno. Nós também incentivamos a prática de atividade física aliada a uma alimentação saudável. Dessa forma, a gente consegue contribuir para o tratamento”, avalia a nutricionista.

Moradora de Corumbá, a beneficiária Marluce Zavala Bastos conta que “foi muito bom a vinda desses médicos até aqui, porque nós estamos precisando. Agora com essa equipe nós temos um bom atendimento”.

O beneficiário Lourival Campos também é de Corumbá e, para ele, “o atendimento da Cassems em Corumbá é de excelente qualidade e, agora, com o ‘Cassems Itinerante’, melhorou ainda mais”.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, salienta o atendimento integrado e o Hospital da Caixa dos Servidores no município.

“O ‘Cassems Itinerante’ faz parte do objetivo que temos de trazer os profissionais especializados para o interior do estado. Esse atendimento integrado é também um preparatório para o nosso projeto maior aqui em Corumbá que é a inauguração do nosso Hospital no primeiro semestre desse ano”, pontua Ayache.

Veja Também

Clima Capital teve frio de 9°C Dia pode permanecer nublado mas sem previsão chuva
Mostra de Turismo terá trilhas e observação de aves na Capital
Roraima volta a pedir ao STF limite de entrada de venezuelanos
Nova espécie de rã recebe nome em homenagem a Corumbá
Animais ganham novos lares em ação do CCZ
Prefeitura de Dourados denuncia furtos de cabos da rede elétrica
Prefeitura quer melhorar serviço de Zona Azul em Três Lagoas
MPE investiga fiscalização de transporte de resíduos e entulhos
Justiça faz mutirão de causas de violência contra mulher
Capital lança programa para valorizar vida