Menu
22 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Saúde

Cassems abre programa de residência em pediatria e medicina intensiva

Comissão Nacional de Residência Médica esteve na Caixa dos Servidores, que recebeu credencial para ter médicos residentes

31 Jan2019Da redação13h34

O projeto Escola Cassems trouxe para o Hospital de Campo Grande seis residentes, quatro em Pediatria e dois em Medicina Intensiva.  De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, o principal benefício alcançado com a residência é a melhoria da qualidade assistencial. “Um médico qualificado vai fazer um diagnóstico melhor. Para o paciente vai ser positivo e para a empresa também, pois o trabalho será feito com sustentabilidade”.

Dentre os objetivos da Escola, está a interiorização da residência para que o profissional tenha a prática não só no Hospital de Campo Grande, mas também em outras unidades hospitalares Cassems. “O beneficiário vai ser apresentado para este residente, que terá autonomia. Residente não é um estagiário, é médico, tem CRM e responde por isso”. Também, haverá um médico preceptor, com especialização e carreira acadêmica para supervisionar este trabalho.

O processo seletivo para a candidatura dos profissionais não foi realizado pela Cassems e o corpo clínico, a diretoria ou os conselhos da instituição não tiveram acesso às provas. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), referência em aplicação de provas, foi responsável pelo procedimento. A Caixa dos Servidores selecionou os critérios para receber médicos qualificados e a AMRIGS procedeu com transparência. O processo seletivo foi realizado em duas fases.

Maria Auxiliadora explica ainda que os maiores desafios da Escola Cassems são o seu crescimento e a fidelização do residente. “Vamos trabalhar para que os médicos queiram ir para o interior, ficar em Mato Grosso do Sul, exercer com excelência e qualidade a sua profissão”. A equipe de residentes começa a operar na Caixa dos Servidores em março e, no próximo ano, o projeto receberá ampliação com Anestesiologia Clínica e Cirúrgica.

Veja Também

Lista para sorteados é publicada
Começa hoje vacinação preventiva
Rally dos Sertões estreia com show da dupla sertaneja Bruninho e Davi
Clima Temperatura vai a 32°C Umidade do ar fica em situação de alerta
Cassems faz campanha para reforçar estoque de sangue do Hemosul
Pacientes em tratatamento de câncer terão aula de culinária saudável
Detran romperá contrato com empresa de radares
Paciente deverá receber atendimento domiciliar pelo SUS
Oficina de Parentalidade ajuda pais que se separaram
União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF