Geral
Capital terá evento em defesa da prescrição legível nesta sexta
Quinta-feira, 19 Setembro de 2019 - 17:17 | Redação
Nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) realizará o 1º Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível. O evento será realizado na Câmara Municipal de Campo Grande às 8h e é voltado para os profissionais de saúde, população e autoridades. O Fórum integrará o cronograma de eventos para o mês de comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico.
O objetivo do Fórum é orientar todos os envolvidos na cadeia da saúde, por isso participarão também: CRM/MS, CRMV/MS, CRO/MS, COREN/MS, SINMED, SINFARM, SIOMS, ASSOCIAÇÃO MÉDICA, SES, SESAU, MPE E DEFENSORIA PÚBLICA.
“Vamos reunir no mesmo ambiente os profissionais de saúde que prescrevem, as autoridades que cobram o cumprimento da lei, e população que tem o direito de ser atendida com a receita legível e a comunidade acadêmica que são os futuros profissionais de saúde e usuários dos serviços”, explica o farmacêutico Adam Macedo Adami, assessor técnico do CRF/MS.
A Prescrição Legível é assegurada pela Lei Federal 5.991/73 e a prescrição impressa é uma conquista da Lei Estadual 3.629 de 29 de dezembro de 2008, em que os profissionais de saúde prescritores devem fazer o ato de forma clara e legível para o paciente. “Durante muitos anos vimos os pacientes sofrerem com receitas impossíveis de serem lidas e isso acarretava no prejuízo ao tratamento, podendo levar ao erro na dispensação de medicamentos e outros efeitos. Isso é um descaso e um desserviço com o tratamento da população”, ressalta Adam Macedo Adami.
“O assunto é de extrema importância no dia a dia da população. É preciso que as instituições na área da saúde promovam uma campanha de conscientização de todos os públicos. Os farmacêuticos precisam orientar as autoridades para que cobrem o cumprimento da legislação e a população tenha a receita legível, de fácil interpretação, pois isso facilitará para todos. Uma receita ilegível pode levar a sérios prejuízos à saúde e o que era para ser uma solução, acaba sendo uma ampliação do problema”, destaca o assessor, reforçando que muitos farmacêuticos acabam buscando ajuda em grupos de Whatsapp para conseguir decifrar o nome do medicamento e o paciente fica aguardando na farmácia e na drogaria.
Diante da gravidade do problema o CRF/MS criou um sistema de recebimento de prescrições ilegíveis no site do Conselho (http://www.crfms.org.br/prescricao-notificacao). O canal possibilita ao farmacêutico e ao cidadão a notificação e o encaminhamento de receitas ou prescrições ilegíveis para o CRF/MS.
Após o recebimento da prescrição, o CRF/MS encaminha as informações ao Conselho de Classe do Profissional Prescritor para que, em parceria, e por meio dos dados obtidos, o CRF/MS possa cobrar, propor e promover ações educativas e preventivas junto aos profissionais de saúde, Conselhos de Classe e Autoridades de Saúde.
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA, CLIQUE AQUI:
Mais informações sobre o evento pelo e-mail [email protected] ou (67) 3325-8090. Será emitido certificado de 4h aos participantes.
Últimas Notícias
- Nacional - 08:32 Filha de ministro do STF é alvo de agressões em universidade
- PMMS - 08:08 Boliviano é preso com quase 1 kg de cocaína em Corumbá
- Tempestade - 07:40 Tempestade derruba árvores e interdita ruas
- Tragédia familiar - 07:16 Homem é morto pelo próprio irmão
- Oportunidades - 07:00 Carreta-Escola do Senac estaciona no Pátio
- Charge - 06:51 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital