Campo Grande • 08 de dezembro de 2016 • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | sábado, 24 de setembro de 2016 - 15h30Campo Grande realiza campanha de multivacinação até dia 30Multivacinação tem a finalidade de resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompleto

(Foto: Reprodução/Internet)

A  Prefeitura Municipal de Campo Grande participa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Sesau, da Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A incidência das doenças imunopreveníveis mostra que mudanças importantes ocorreram no comportamento dessas doenças com o uso de vacinas e o avanço nas coberturas vacinais.

Entretanto, a heterogeneidade dos resultados dessas coberturas vacinais e em especial o ressurgimento de algumas dessas doenças, a exemplo da coqueluche e do surto de sarampo ocorridos nos anos de 2014 e 2015, requerem estratégias adicionais para o resgate e vacinação dos não vacinados.
 
A campanha vem acontecendo desde o dia 19, e se estenderá até o dia 30 de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de toda a Capital e Distritos, sendo que hoje (24) é realizado o Dia de Divulgação e Mobilização Nacional.  
 
Neste ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo desta estratégia as crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 14 anos. Esse grupo tem uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas.
 
A multivacinação tem a finalidade de resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. A vacinação será de forma seletiva para a população alvo, desta forma não há meta a ser alcançada, no entanto, na ocasião da Campanha será avaliado o número de doses aplicadas no período.
 
Tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)

A abertura oficial da campanha está sendo realizada na UBS Coronel Antonino; na Rua Meireles s/n, Coronel Antonino. O evento tem início às 08:00h, com apresentação de atividades culturais locais abertas ao público.

Além desta Unidade, contaremos com mais 64 Unidades Básicas e de Saúde da Família distribuídas na capital participando desta Campanha de Vacinação.

Vacinas - Estarão disponíveis as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, VIP/VOP (Poliomielite), Pneumocócica, Rotavirus Humano, Meningocócica, Febre Amarela, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral, HPV, Dupla Adulto e dTpa (gestantes).

Veja Também
Mulher que dopava vítimas para roubar é indiciada
Na Capital, 370 cartinhas ainda aguardam padrinhos
Nova Lei de Migrações é aprovada pela Câmara Federal
Justiça Itinerante atende o Bairro Universitário nesta quinta-feira
Audiência debate futuro da infância e adolescência nesta sexta-feira
Enfermagem do Hospital Evangélico pode paralisar nesta sexta
Queda de avião de pequeno porte em Manaus deixa cinco mortos
Paciente que recebeu rim do irmão é liberado de hospital
Sai gabarito da segunda prova do Enem
Em MS, 53 crianças cadastradas pelo Judiciário aguardam presente de Natal
square noticias uci
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2016 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento