Campo Grande •20 de Setembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
ALMS - Gestão para Pessoas

Da redação | Terça, 29 de Novembro de 2016 - 18h31Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS faz testes rápidosObjetivo é estabelecer entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Neste ano, segundo o Ministério da Saúde é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis. Por isso, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/AIDS e Hepatites Virais realizou testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis em Coxim.

Segundo a Coordenadora do SAE, Ana Graciela Vilhalva as atividades da Campanha do Dia Mundial de Luda contra a AIDS foi iniciada na zona rural, foram realizados 44 testes de Sífilis e AIDS na UBS do São Ramão. Já no domingo (27) a equipe do Serviço de Assistência Especializada juntamente com os acadêmicos de enfermagem da UFMS estiveram na Feira do Produtor e mais 104 testes foram realizados. Nesta terça-feira (29) a equipe esteve na UBS Totó Araújo onde foi realizado mais 44 testes. “Não foi identificado nenhum paciente com o vírus da AIDS, somente com Sífilis. Vamos fazer todo o acompanhamento para que o tratamento seja realizado corretamente”, informou.

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto informa que o SAE presta atendimento o ano todo e fica anexo a policlínica e que, graças ao trabalho executado nesta gestão de investimento e capacitações houve a descentralização dos testes rápidos de HIV e Sífilis e hoje é possível fazê-los em todas as unidades básicas de saúde e SAE, sendo passível começar o tratamento o quanto antes. “Fazendo o tratamento correto contra a Sífilis o paciente é curado. Já a AIDS, não tem cura ainda, mas com o uso do coquetel o paciente tem uma vida praticamente normal”, pontuou.

Para o prefeito Aluizio São José a Luta Contra a AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis deve ser diária. “São disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde preservativos para relação sexual com proteção. É gratuito, basta buscar na UBS mais próxima de sua casa. E se há alguma suspeita de infecção sexual, procure o SAE faça o teste rápido e comece seu tratamento”.

Porque 1° de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS?

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui já um evento anual na maior parte dos países.

Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação durável contra a AIDS.

(Tradução e adaptação do "Journée Mondiale SIDA - Information n.º 1" da Organisation Mondiale de la Santé - Programme Mondial de Lutte Contre le SIDA).

Veja Também
Paciente que ficou nu recebeu atendimento, diz Sesau
Pelo menos 49 pessoas morreram em terremoto no México, dizem autoridades
Agentes penitenciários vão parar por 24h em MS
Audiência nesta quarta debate a situação dos idosos na Capital
Rede de lojas distribuirá cinco mil mudas de árvores
Papai Noel dos Correios vai atender 7 mil alunos na Capital
Forte terremoto atinge a capital mexicana
Ganhador da Mega-Sena de MS ainda não retirou prêmio
Correios podem paralisar nesta quarta
Idoso fica nu para chamar a atenção de demora em atendimento
Square Noticias UCDB
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento