Menu
17 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Brasil

Campanha contra o sarampo começa hoje

Objetivo é imunizar crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos

10 Fev2020Da redação09h10

Uma nova campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (10) e pretende imunizar crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos. A vacinação é para quem, nessa faixa etária, tomou apenas uma ou nenhuma dose da tríplice viral, ou que não se lembra e não tem como confirmar a imunização.

A campanha começa hoje e vai até o dia 13 de março, tendo como marco o Dia D no próximo sábado (15). Assim como no ano passado, a campanha nesse ano terá duas etapas, a próxima acontecerá no segundo semestre do ano e terá como alvo a população de 30 a 59 anos de idade.

Para erradicar a raiz do surto de sarampo existente no país, desde o ano passado, crianças com idade entre seis meses e menores de um ano passaram a tomar a chamada “dose zero” da vacina, já que essa é dada pela primeira vez aos doze meses e reforçada aos quinze. Somente no ano passado, mais de 7,3 mil crianças tomaram a dose zero.

Como a vacinação com a tríplice viral – que protege contra sarampo, cachumba e rubéola – faz parte do calendário de imunização, não é possível estabelecer uma meta a ser atingida, mas em todo o ano passado foram aplicadas mais de 3,6 mil doses no público dessa primeira etapa da campanha.

Em Campo Grande foram registrados, durante o ano inteiro, 36 casos suspeitos de sarampo, sendo que, desses, um foi confirmado, sendo contraído em São Paulo e, assim, considerado importado, um permanece em investigação e 34 foram descartados.

Veja Também