Menu
21 de agosto de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Expo MS
Economia

brasileiros mudam hábitos financeiros devido à crise

72% dos brasileiros mudaram a rotina financeira por causa da crise econômica

11 Mar2018Da redação18h15

Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 72% dos brasileiros mudaram a rotina financeira por causa da crise econômica.

Com o orçamento mais curto, as famílias começaram a repensar o que era prioritário. De acordo com o levantamento, 55% dos brasileiros tiveram mais cautela e evitaram o consumo de produtos supérfluos. Esse percentual aumenta para 68% entre os mais velhos e 69% entre os pertencentes às classes A e B.

Outros 55% reduziram os gastos com lazer, enquanto 54% passaram a fazer pesquisas de preço antes de adquirir um produto. Ainda segundo a pesquisa, 52% deles ficaram mais atentos às promoções, buscando preços menores.

Segundo o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, é preciso estabelecer estratégias para conseguir diminuir as despesas.

“Fazer economia, fazer pesquisa de preço, evitar supérfluos, evitar um número grande de prestações e de despesas no cartão de crédito, que é uma coisa que afeta bastante o brasileiro e uma coisa que chama bastante atenção, que é muito importante, apesar de ser a atitude menos adotada percebida na pesquisa, que é o hábito de poupar. Isto é essencial para o futuro.”

Segundo o levantamento, entre os consumidores que disseram ter mudado os hábitos financeiros, 51% buscaram economizar nos serviços de luz, água e telefone, pensando no valor da conta; 46% substituíram alguns produtos por marcas similares mais baratas; 44% passaram a controlar os gastos pessoais e da família; e 43% passaram a evitar parcelamentos muito longos.

Veja Também

Clima Capital teve frio de 9°C Dia pode permanecer nublado mas sem previsão chuva
Mostra de Turismo terá trilhas e observação de aves na Capital
Roraima volta a pedir ao STF limite de entrada de venezuelanos
Nova espécie de rã recebe nome em homenagem a Corumbá
Animais ganham novos lares em ação do CCZ
Prefeitura de Dourados denuncia furtos de cabos da rede elétrica
Prefeitura quer melhorar serviço de Zona Azul em Três Lagoas
MPE investiga fiscalização de transporte de resíduos e entulhos
Justiça faz mutirão de causas de violência contra mulher
Capital lança programa para valorizar vida