Campo Grande •21 de Agosto de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner SEGOV - Mesmo na crise Obras

Laureano Secundo | Terça, 25 de Julho de 2017 - 10h51Água dos rios de MS será monitoradaProjeto Observando os Rios capacita voluntários para avaliar a qualidade

Voluntários serão treinadops para monitorar águas dos Rios de Bonito
Voluntários serão treinadops para monitorar águas dos Rios de Bonito (Foto: Arquivo Diário Digital)

A SOS Mata Atlântica realiza, entre 31 de julho a 4 de agosto a capacitação de cidadãos e organizações interessados em monitorar a qualidade da água dos rios de Bonito (MS). A ação tem o objetivo de envolver a comunidade na proteção de rios, nascentes e córregos, realizando a coleta de amostras e análises mensais. Os resultados são compilados em um banco de dados e ficam disponíveis na internet. Para participar da iniciativa, é necessário fazer o cadastro no link: http://migre.me/vGQaW. O projeto tem patrocínio Coca-Cola Brasil e Ypê.

As equipes de monitoramento analisam elementos presentes na água, como oxigênio, PH e fosfato, por meio de um kit desenvolvido especificamente para o projeto. A iniciativa é aberta à população em geral, que pode participar dos grupos existentes ou formar novas equipes.

No dia 31 de julho, na parte da manhã, será a capacitação geral e definição dos locais onde a população fará a análise mensal da qualidade da água. Na parte da tarde do mesmo dia e nas demais datas, a equipe da SOS Mata Atlântica realizará visitas técnicas com os grupos para a parte prática do projeto.

 Malu Ribeiro, especialista em recursos hídricos da Fundação, ressalta a importância da participação da sociedade na iniciativa, que permite intensificar e ampliar o trabalho realizado pela ONG no resgate dos rios, córregos e nascentes do país. “A formação de uma rede de cidadãos para monitorar a qualidade da água dos rios brasileiros é um instrumento de engajamento e mobilização por avanços no saneamento”, comenta Malu. 

A Ypê, parceira da SOS Mata Atlântica há dez anos, reforça a importância da ação para as gerações futuras. A Ypê acredita que um futuro melhor para a sociedade, inclui promover e apoiar iniciativas sustentáveis. Afinal um projeto como esse possibilita ações de conservação, recuperação e gestão participativa da água. 

Para dar ainda mais força ao projeto, a Coca-Cola Brasil também entrou no projeto, somando a Ypê no apoio à expansão do programa pelo Brasil. “Estamos determinados a criar valor em todas as esferas: dentro das nossas fábricas, ao longo da cadeia produtiva e nas comunidades nas quais atuamos, indo além das metas compensatórias e de mitigação de impacto. Com essa parceria temos a oportunidade agora de fortalecer a rede em defesa dos rios limpos e água de qualidade para todos”, diz Pedro Massa, diretor de sustentabilidade e valor compartilhado da Coca-Cola Brasil. 

 

Veja Também
Morre aos 91 anos o comediante Jerry Lewis
Evento sobre reprodução, produção e nutrição animal está com inscrições abertas
Domingo, 20 de Agosto de 2017 - 15h43Temer e presidente do Paraguai vão discutir segurança na fronteira e Mercosul Temer e Cartes vão avaliar os resultados das recentes operações conjuntas de combate ao crime organizado
Complexo Aquático do Parque Tarsila do Amaral é reinaugurado
Governo destina R$ 1,6 milhão para construção de pontes em Maracaju
Prefeitura recupera antiga fonte de água em Três Lagoas
Em Três Lagoas, escola municipal realiza Projeto Caça Talentos
Prazo para agendar nova perícia do auxílio-doença termina na segunda
Criada comenda 'Asa Branca' que homenageia o povo nordestino
Projeto 'Mãos EmPENHAdas' é lançado em Nova Andradina
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento